Existem pequenos filmes
que pouca expetativa lançam em termos comerciais, mas que
impulsionados por boas recepções criticas acabam por se tornarem
maiores. Isto poderá ser o caso deste pequeno filme que estreou
silenciosamente em Agosto, mas que devido a uma excelente recepção
critica e uma interessante carreira comercial, surge agora em algumas
listas como candidato aos premios em algumas categorias, mesmo sendo
claramente um filme mais pequeno, certo é que na corrida já se
encontra e isso pode já ser considerado meritório.
Se existe critica que
normalmente ocorre aos Western e a forma como tudo é demasiado serio
ou violento, na forma como repete os temas a abordar. Pois bem este
filme, mesmo contemporaneo aborda o interior americano com todas
essas caracteristicas mas dota a historia de personagens tão
interessantes e tão diferentes que torna cada momento como uma boa
recepção de bom cinema e de bom argumento, não precisa nunca de
ter uma historia completamente diferente ou de ser original na base
quando no seu conteudo e cada cena e potenciada ao maximo pelo
carisma e caracteristicas da maioria das personagens e pelos dialogos
de primeira linha em Hollywood.
Isso pode não chegar
para grandes premios que normalmente valorizam bases mais fortes do
que a velha historia dos policias e ladrões, mas este e o tipo de
filme que demonstra que mesmo historias de base conhecidas podem ser
potenciadas caso exista força e creatividade nos diferentes momentos
do filme, e nesse balanço o filme é muito interessante já que é
engraçado quando o tem que ser, e é muitas vezes é o western duro
na sua essencia e por isso é claramente um dos filmes mais
surpreendentes pela positiva do ano.
Mas em termos de brilho
não podemos esquecer a excelente banda sonora composta por Nick Cave
que da o contexto ideal de um interior parado no tempo e mais que
isso na forma como cada preseguição se torna mais carismatica. Ou
seja um western bem montado nas bases e requintados com atributos de
argumento de primeira linha.
A historia fala de dois
irmãos assaltantes de banco com um proposito definido que começam a
ser investigados por dois policias locais, tendo em vista a captura
do duo que causa o terror nas cidades do texas profundo.
Em termos de argumento
como já disse não temos uma historia de base particularmente
diferente, ou um filme com uma essencia sublinhada de primeira linha.
Mas a forma como potencia uma historia comum em mais de hora e meia
de dialogos impontentes que fazem crescer personagens e com um
sentido de humor de primeira linha, faz deste argumento algo a ter em
conta em termos de premios.
Na realizaçao Mckenzie
tem aqui o seu filme mais mediatico pese embora já anteriormente
tenha chamado a atençao da critica em filmes menores, aqui sabe
perfeitamente o que o filme lhe pede, o lado wild do territorio, o
lado duro, de um realizador que tem um bom trabalho de western
profundo abrilhantado pela banda sonora. A ter em conta no futuro.
No cast excelentes
interpretaçoes quer de Foster quer de bridges, eu particularmente
gosto mais do papel do primeiro do que do segundo, embora seja mais
facil gostar do segundo. Foster e um camalião a cada filme pode dar
vertentes diferentes e sempre com uma intensidade tremenda, merecendo
já outro tipo de destaque em Hollywood. Já Bridges quando os filmes
vão para o contexto de interior movimenta-se como uma luva. No
protagonismo Pine melhor que o usual mas ofuscado pela companhia.
O melhor – Os
dialogos de um argumento de primeira linha
O pior – A historia
de base poderia ter mais sumo
Avaliação - B+
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