Sunday, November 20, 2016

Hell or High Water

Existem pequenos filmes que pouca expetativa lançam em termos comerciais, mas que impulsionados por boas recepções criticas acabam por se tornarem maiores. Isto poderá ser o caso deste pequeno filme que estreou silenciosamente em Agosto, mas que devido a uma excelente recepção critica e uma interessante carreira comercial, surge agora em algumas listas como candidato aos premios em algumas categorias, mesmo sendo claramente um filme mais pequeno, certo é que na corrida já se encontra e isso pode já ser considerado meritório.
Se existe critica que normalmente ocorre aos Western e a forma como tudo é demasiado serio ou violento, na forma como repete os temas a abordar. Pois bem este filme, mesmo contemporaneo aborda o interior americano com todas essas caracteristicas mas dota a historia de personagens tão interessantes e tão diferentes que torna cada momento como uma boa recepção de bom cinema e de bom argumento, não precisa nunca de ter uma historia completamente diferente ou de ser original na base quando no seu conteudo e cada cena e potenciada ao maximo pelo carisma e caracteristicas da maioria das personagens e pelos dialogos de primeira linha em Hollywood.
Isso pode não chegar para grandes premios que normalmente valorizam bases mais fortes do que a velha historia dos policias e ladrões, mas este e o tipo de filme que demonstra que mesmo historias de base conhecidas podem ser potenciadas caso exista força e creatividade nos diferentes momentos do filme, e nesse balanço o filme é muito interessante já que é engraçado quando o tem que ser, e é muitas vezes é o western duro na sua essencia e por isso é claramente um dos filmes mais surpreendentes pela positiva do ano.
Mas em termos de brilho não podemos esquecer a excelente banda sonora composta por Nick Cave que da o contexto ideal de um interior parado no tempo e mais que isso na forma como cada preseguição se torna mais carismatica. Ou seja um western bem montado nas bases e requintados com atributos de argumento de primeira linha.
A historia fala de dois irmãos assaltantes de banco com um proposito definido que começam a ser investigados por dois policias locais, tendo em vista a captura do duo que causa o terror nas cidades do texas profundo.
Em termos de argumento como já disse não temos uma historia de base particularmente diferente, ou um filme com uma essencia sublinhada de primeira linha. Mas a forma como potencia uma historia comum em mais de hora e meia de dialogos impontentes que fazem crescer personagens e com um sentido de humor de primeira linha, faz deste argumento algo a ter em conta em termos de premios.
Na realizaçao Mckenzie tem aqui o seu filme mais mediatico pese embora já anteriormente tenha chamado a atençao da critica em filmes menores, aqui sabe perfeitamente o que o filme lhe pede, o lado wild do territorio, o lado duro, de um realizador que tem um bom trabalho de western profundo abrilhantado pela banda sonora. A ter em conta no futuro.
No cast excelentes interpretaçoes quer de Foster quer de bridges, eu particularmente gosto mais do papel do primeiro do que do segundo, embora seja mais facil gostar do segundo. Foster e um camalião a cada filme pode dar vertentes diferentes e sempre com uma intensidade tremenda, merecendo já outro tipo de destaque em Hollywood. Já Bridges quando os filmes vão para o contexto de interior movimenta-se como uma luva. No protagonismo Pine melhor que o usual mas ofuscado pela companhia.

O melhor – Os dialogos de um argumento de primeira linha

O pior – A historia de base poderia ter mais sumo


Avaliação - B+

No comments: