Tuesday, November 29, 2016

Ben-Hur

Os remakes estão na moda em Hollywood, quer dos maiores sucessos quer dos filmes que acabaram por ganhar algum mediatismo com o passar do tempo. Um desses miticos filmes foi sem duvida Ben Hur, um filme apetecivel de remodelar, principalmente tendo em conta a inovação tecnoclogica entretanto desenvolvida. O corajoso Bekmambetov com uns resultados completamente desastrosos desde o ponto de vista critico com avaliações essencialmente negativas quer comercialmente onde a produção carissima do filme resultou num desastre no box office.
Sobre o filme confesso que a ideia de fazer um remake de ben-hur me pareceu desde logo disparatada, porque o primeiro filme está muito presente em todos nós pela forma como já foi transmitido inumeras vezes na televisão, e porque é um classico do cinema, dai que uma adaptação de um filme com estes atributos apenas poderia ser feita com algo de novo, algo que o filme nunca consegue, para além de alguma competência tecnica registada com go pro, na base o filme é repetitivo e nem sempre com os melhores executores.
Alias o unico ponto onde o filme poderá funcionar é no obvio da tecnologia, ou não fosse um filme com uma produçao milionária, depois varios erros em diversos pontos, desde logo no cast, recheado de atores em principio de carreira e ainda sem carisma para suportar um filme como este, o facto do argumento que muito pese teve no passado ja ter sido diversas vezes adaptado em diversas vertentes e por fim a caracterização fisica das personagens, com erros que nos fazem pensar do profissionalismo principalmente do guarda roupa.
E para um filme tão tecnico como este, estreado no verão para grandes audiencias o resultado é claramente insatisfatorio, mesmo que a historia facil e conhecida permita um entertenimento rápico, com a velha semântica da vingança que nos junta sempre ao ecrã, certo é que quando nos debruçamos sobre aspeto a aspeto do filme encontramos muitos problemas e muitas deficiencias para um filme de primeira linha produtiva de hollywood.
A história e a conhecida de Ben-Hur dois irmãos adotivos que cresceram juntos que por motivos de diferença de religião se encontram em dois lados diferentes de um conflito que acaba por por em questão a amizade transformando-a numa rivalidade.
O argumento é conhecido e no filme pouco ou nada é inovado, claro que num filme com este peso alterar o que quer que seja é preocupante, mas num filme como este e principalmente por alguma dasatualização da historia ficaria melhor e com mais impacto alguma alteração.
Na realização o Bekmambetov, o realizador russo que já nos tinha trazido Wanted, tem claramente mérito pela grandiosidade produtiva do filme mas claramente demérito por algumas escolhas e algumas falhas em termos produtivos, impensáveis num filme com esta dimensão. Ele que desde Wanted não conseguiu retomar o caminho para o sucesso.
Em termos de cast muitos erros de palmatoria, um filme com esta dimensão só podia ser seguro por protagonistas consagrados e não um Houston que até cortar o cabelo está longe de ser simbolo de qualquer virilidade, por um Kebbell que coleciona filmes onde parece sempre a mesma personagem, e por um Morgan Freeman rastaman sem grande sentido. Parece-me que é no cast que o filme começa a perder dimensão.

O melhor - O entertenimento está lá.

O pior - Falhas de produção de um amadorismo inconcebível.

Avaliação - C-

No comments: