O canadiano Denis
Villeneuve tem nos ultimos anos sido um dos realizadores mais
constantes de hollywood, depois dos sucessos de Prisioners e de
Sicario passando por um estranhissimo Enemy, em todos os filmes que
tem feito tem conseguido boas recepções critica que colocou os seus
filmes sempre em posiçao de corrida aos premios embora nenhum dos
seus filmes anteriores tenha conseguido nomeaçoes nas categorias
principais. Este ano no genero Sci Fi tras-nos um filme que recebeu
uma excelente recepçao, capaz de colocar mais uma vez o filme na
luta pelos premios e tambem comercialmente os primeiros resultados
indiciar muita consistencia que pode ser o balanço necessario para
assumir a candidatura.
Sobre o filme podemos
dizer que é um filme claramente com diversas influências, vemos
neste filme o lado poético de Mallick, com a diferença de termos
bem assinadalo um corpo efetivo do filme. Temos o lado kubrick na
forma como é simples e inquietante os contactos com extraterrestres,
e temos um lado fincher na forma como no final somos completamente
surpreendidos pelo seu twist. Mas se acharmos que toda esta união dá
um filme perfeito, enganem-se. Nem sempre é um filme fácil de ver,
desde logo porque a primeira hora é demasiado parada, demasiado
repetitiva em sequencias bem realizadas mas que nada faz evoluir o
filme, e por outro lado temos uma base de dificil compreensão,
principalmente na relação entre a protagonista, e um coronel que a
obriga a descobrir o que ninguem sabe.
Claramente que o filme
a todos os niveis e conduzido para expoentes bem mais elevados com a
sua conclusão que faz por um lado sublinhar diversas vertentes do
comportamento humano como a sua mais valia, com aquilo que nos
diferencia dos animais, e principalmente a forma como o final é
desvendado torna o filme como um dos twists mais imprevisiveis dos
ultimos tempos e para isso temos uma realização e montagem de
mestria do realizador.
Assim e facil
considerar um filme de primeira linhagem porque saimos com o impacto
e a moral de um final intenso, poético e imponente, claro que tudo o
resto e a forma como é filmado acaba por dar ao filme este mesmo
impacto. Mas parece-me que durante espaços o filme é demasiado
parado, demasiado silencioso, demasiado prese por vezes a alguns
elementos do seu argumento sem grande sentido. Mas em termos de
resultado final, é claramente na minha opinião o melhor filme de
Villneuve desde a sua chegada assumida a Hollywood.
A historia fala de uma
professora que assolada pela morte da filha acaba por ser contratada
pelo exercito norte americano para junto com um fisico tentar
estabelecer contacto com extraterrestres que invadiram diversos
pontos do planeta e saber a suas reais intenções.
A historia do ponto de
vista de linha narrativa central é simples, e por vezes tão confusa
que muito não faz sentido. O certo é que a estrategia de Villeneuve
e bem diferente é dar um corpo para transmitir uma mensagem porque
no final é isso que importa, e no final a mensagem sobrepoem se a
todo o restante, e aqui o filme e o argumento valem por uma mensagem
e por um twist final de compendio.
Villneuve esta cada vez
mais realizador, parece-me que ainda não adquiriu um estilo proprio,
embora exista muita proximidade entre este seu filme e Enemy, na cor,
na banda sonora mesmo na mensagem, mas relativamente aos seus filmes
anteriores penso ter referências diferentes mas ainda não uma
assinatura, ou pelo menos uma demasiado proxima de outros
realizadores. No futuro tera um imponente desafio nas maos que e
recuperar Blad Runner, mas nos ultimos anos os seus trabalhos tem
sido criticamente dos mais efetivos de Hollywood.
EM termos de cast o
filme dá toda historia a Amy Adams, uma das mais talentosas actrizes
do momento, que consegue dar a todos os filmes aquilo que eles
precisam, aqui tem um pouco de tudo, interpretação fisica, recursos
dramaticos e presença para liderar um filme. Nao e claramente o seu
mais imponente papel, mas por conjugaçao de esforços pode ser o seu
mais reconhecido, a ver vamos. Nos restantes papeis mais simplicidade
nunca é um filme que procura interpretaçoes de primeira linha.
O melhor – A mensagem
provodada pelo twist final.
O pior – O filme ser
extremamente parado e silencioso na primeira hora
Avaliação - B
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