Sunday, November 13, 2016

Arrival

O canadiano Denis Villeneuve tem nos ultimos anos sido um dos realizadores mais constantes de hollywood, depois dos sucessos de Prisioners e de Sicario passando por um estranhissimo Enemy, em todos os filmes que tem feito tem conseguido boas recepções critica que colocou os seus filmes sempre em posiçao de corrida aos premios embora nenhum dos seus filmes anteriores tenha conseguido nomeaçoes nas categorias principais. Este ano no genero Sci Fi tras-nos um filme que recebeu uma excelente recepçao, capaz de colocar mais uma vez o filme na luta pelos premios e tambem comercialmente os primeiros resultados indiciar muita consistencia que pode ser o balanço necessario para assumir a candidatura.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme claramente com diversas influências, vemos neste filme o lado poético de Mallick, com a diferença de termos bem assinadalo um corpo efetivo do filme. Temos o lado kubrick na forma como é simples e inquietante os contactos com extraterrestres, e temos um lado fincher na forma como no final somos completamente surpreendidos pelo seu twist. Mas se acharmos que toda esta união dá um filme perfeito, enganem-se. Nem sempre é um filme fácil de ver, desde logo porque a primeira hora é demasiado parada, demasiado repetitiva em sequencias bem realizadas mas que nada faz evoluir o filme, e por outro lado temos uma base de dificil compreensão, principalmente na relação entre a protagonista, e um coronel que a obriga a descobrir o que ninguem sabe.
Claramente que o filme a todos os niveis e conduzido para expoentes bem mais elevados com a sua conclusão que faz por um lado sublinhar diversas vertentes do comportamento humano como a sua mais valia, com aquilo que nos diferencia dos animais, e principalmente a forma como o final é desvendado torna o filme como um dos twists mais imprevisiveis dos ultimos tempos e para isso temos uma realização e montagem de mestria do realizador.
Assim e facil considerar um filme de primeira linhagem porque saimos com o impacto e a moral de um final intenso, poético e imponente, claro que tudo o resto e a forma como é filmado acaba por dar ao filme este mesmo impacto. Mas parece-me que durante espaços o filme é demasiado parado, demasiado silencioso, demasiado prese por vezes a alguns elementos do seu argumento sem grande sentido. Mas em termos de resultado final, é claramente na minha opinião o melhor filme de Villneuve desde a sua chegada assumida a Hollywood.
A historia fala de uma professora que assolada pela morte da filha acaba por ser contratada pelo exercito norte americano para junto com um fisico tentar estabelecer contacto com extraterrestres que invadiram diversos pontos do planeta e saber a suas reais intenções.
A historia do ponto de vista de linha narrativa central é simples, e por vezes tão confusa que muito não faz sentido. O certo é que a estrategia de Villeneuve e bem diferente é dar um corpo para transmitir uma mensagem porque no final é isso que importa, e no final a mensagem sobrepoem se a todo o restante, e aqui o filme e o argumento valem por uma mensagem e por um twist final de compendio.
Villneuve esta cada vez mais realizador, parece-me que ainda não adquiriu um estilo proprio, embora exista muita proximidade entre este seu filme e Enemy, na cor, na banda sonora mesmo na mensagem, mas relativamente aos seus filmes anteriores penso ter referências diferentes mas ainda não uma assinatura, ou pelo menos uma demasiado proxima de outros realizadores. No futuro tera um imponente desafio nas maos que e recuperar Blad Runner, mas nos ultimos anos os seus trabalhos tem sido criticamente dos mais efetivos de Hollywood.
EM termos de cast o filme dá toda historia a Amy Adams, uma das mais talentosas actrizes do momento, que consegue dar a todos os filmes aquilo que eles precisam, aqui tem um pouco de tudo, interpretação fisica, recursos dramaticos e presença para liderar um filme. Nao e claramente o seu mais imponente papel, mas por conjugaçao de esforços pode ser o seu mais reconhecido, a ver vamos. Nos restantes papeis mais simplicidade nunca é um filme que procura interpretaçoes de primeira linha.

O melhor – A mensagem provodada pelo twist final.

O pior – O filme ser extremamente parado e silencioso na primeira hora


Avaliação - B

No comments: