Saturday, November 26, 2016

Fantastic Beasts Where to Find Them

Depois do sucesso univesrsal que se tornou Harry Potter quer na literatura quer no cinema, era obvio que JK Rowling teria de rentabilizar este produto principalmente no seu universo. Dai que não estranhou esta prequela bem longinqua com novas personagens e algumas que a espaços tinham entrado na serie mais rentavel do cinema. Para o primeiro filme podemos desde logo dizer que criticamente os resultados foram proximos com avaliações essencialmente positivas. Comercialmente as dificuldades foram maiores pese embora os bons resultados principalmente por não ter as figuras mais mediaticas e o paralelismo com a saga do pequeno feiticeiro não ser tão obvia.
Sobre o filme eu confesso que no final os filmes Harry Potter conseguiram dar a magia dos livros e isso so e possivel devido a uma excelente produçao que foi colecionando filmes interessantes, uns mais que outros. Neste filme temos o mesmo espirito pese embora num contexto diferente os EUA, por outro lado temos muita dificuldade na introdução do filme, não so as personagens não sao logo interessantes, como o filme deixa-se adormecer numa primeira hora de cinema demasiado lento.
Confesso que ao intervalo pensei que era um total despredicio de tempo, muito por culpa de uma personagem central cheia de tiques que me faz questionar se Redmayne não consegue fazer personagens sem tiques constantes e até exagerados. Mas na segunda parte o filme consegue ser mais intenso, consegue ser mais abrangente e abrir um espetro quem sabe para uma saga mais longa com uma questão politica clara e salva um pouco um filme que inicialmente estava a ser demasiado enfadonho para um produçao para diversos publicos alvo.
No final saimos com uma clara noçao que o filme vai do menor ao mais, que mesmo assim ainda fica longe dos melhores Harry Potter, que as personagens terão bem mais dificuldade de se sublinhar junto do espetador e que provavelmente vamos ter na base um filme bem mais maduro e para adultos do que Harry Potter. Mas parece-me que a amostra poderia ter ficado muito condicionada por uma primeira hora de um filme narrativamente confuso e sem chama.
A historia fala de um feiticeiro que se desloca a Nova Iorque acompanhado de uma pasta cheia de criaturas estranhas que acabam por se libertar e criar o panico numa cidade que ainda não vive enraizada com os magicos.
O argumento do filme tem diversos momentos uma primeira parte desorganizada, confusa, que não introduz o melhor das personagens e uma segunda parte mais capaz, que lança um debate interessante e maduro, e que consegue mais caracteristicas relacionadas com filmes para grande publico, como acção e sentido de humor.
Yates e o realizador natural deste filme depois de ter concluido os ultimos quatro filmes de Harry Potter, aqui consegue dar o contexto ideal, trabalhando como sempre fez, bem como os efeitos de ponta. Assim como aconteceia com a maioria dos Harry Potter o filme perde principalmente por faltar alguma assinatura.
Sobre o cast, parece-me que é um filme onde as personagens são demasiado caricaturas demasiado presas a tiques muitas vezes sem sentido, tendo maior dimensão na personagem central que chega a ser irritante a forma dela andar e falar. DO lado dos vilões quer Miller quer Farrel estão longe de ter qualquer tipo de dimensão num filme que exigia mais impacto nas intepretações.

O melhor – A forma como lança o debate da forma como convivem duas realidades

O pior – A primeira hora enfadonha de cinema sem chama


Avaliação - C+

No comments: