Monday, November 28, 2016

Almost Christmas

Produtores, atores e realizadores afro americanos de uma segunda linha do cinema americano têm de estar muito contentes com o facto de Tyler Perry ter criado uma industria de cinema só nesta comunidade cada vez maior e influente em Hollywood. Este ano por parte de um dos seus executores surgiu um filme simples de natal, com resultados criticos mediano o que até acaba por ser bom para o genero, já comercialmente as coisas correram bem com campanhas com limites sempre bem definidos.
Filmes sobre familias reunidos e os conflitos acesos no Natal é algo que sempre foi comum há decadas com resultados normalmente semelhantes ou seja filmes com pouco alcance, esteriotipados mas que servem de warm up para o espirito natalicio. Este filme e em termos narrativos mais do mesmo, conflitos familiares, muitos deles so porque sim, conflitos que parecem arruinar todo o natal salvo pelo gongo. E se aqui o filme é igual a muitos outros o filme perde em termos de espirito natalicio. Aqui penso que o filme podia ser mais trabalhado, mas sequencias de mesa, de noite de frio, muitas das vezes apenas um ou outro efeito separa o filme de qualquer outra reunião de familia.
Outro dos pontos que muitas vezes o filme nem sempre funciona e na forma como tenta gerir o lado dramático e equilibrá-lo com o lado mais comico, parece que tem sempre mais força o lado dramatico, mesmo que o filme por vezes esqueça vertentes como a dos medicamentos do jogados ou mesmo a forma como personagens em conflito desaparecem sem resolução, nesse particular parece um filme pouco trabalhado e algo imaturo, mesmo que me pareça que nos conflitos o filme funciona melhor do que na pouca graça que tem.
Ou seja um filme de natal, igual a muitos outros, com um espirito positivo de familia, com alguns ingredientes embora com muitos outros em falta, de um estilo de cinema em expansao mas que ainda falta um grande filme que seja simbolo do mesmo.
A historia fala de quatro irmãos que se deslocar a terra natal de forma a passarem o natal com o pai, depois da morte da mãe, com muitos conflitos latentes quer entre eles, quer individualmente os cinco dias serão mais que um teste a familia.
Em termos de argumento temos um filme de espetro curto, ou seja um filme com objtivos muito diretos, nem sempre muito trabalhado e um equilibrio de generos pouco interessante. Tambem em personagens e em dialogos mais do mesmo.
No que diz respeito a realizaçao, um filme como este pede espirito natalicio, e nem sempre Talbert consegue ter, talvez no fim com a luz, já que grande parte do tempo me parece um filme demasiado claro e cujas circunstancias poderiam ser diversas. Num filme como este tudo poderia ser mais trabalhado para espirito natalicio.
Este tipo de filmes tem lançado as suas proprias figuras como Gabriel Union, Omar Epps, entre outros, sao filmes pouco exigentes normalmente tipico de telenovelas, mas que preenchem carreiras menores com algum interesse. Do lado dos consagrados um Glover completamente fora de forma, e uma Monique que depois do oscar não se dedicou a uma carreira de cinema que poderia ser interessante.

O melhor – O sentimento familiar

O pior – O esteriotipo ligeiramente mais vazio em termos de espirito natalicio


Avaliação - C

No comments: