Thursday, October 09, 2014

The November Man

Pierce Brosnan desde o sucesso como James Bond abarcou uma carreira natural como heroi de acção que foi perdendo o nivel no momento em que o mesmo começou a perder fulgor na serie do agente secreto. Dai que actualmente o seu registo seja diferente mais pautado como gala em comedias romanticas, eis que surge num novo filme de acçao de um consagrado como Donaldson. O resultado muito pobre em ambos os parametros, criticamente mais expectavel mas acima de tudo comercialmente muito aquem do que vale habitualmente um filme de acçao.
Confesso que sempre gostei parcialmente dos filmes de Donaldson principalmente pela facilidade com que o mesmo consegue incutir ritmo e intriga aos seus filmes. Contudo por vezes mesmo nos realizadores que pensamos mais certos as coisas acabam por nao funcionar e neste filme quase nada funciona, o ritmo, a intriga, as personagens e acima de tudo a pouca dimensao.
Mas o que de tudo parece mais contaminoso para o filme e mesmo a baixa qualidade em todos os primas dos persoangens e a sua falta de complexidade nao sabemos o que os une o que os separa, sabemos muito pouco sobre tudo, e a intriga e o fio narrativo central e sempre muito pobre para sequer nos fazer pensar em agarrar.
Por este facto e facil perceber que se trata de um mau filme de acçao, que rapidamente desejamos o seu fim, as surpresas sao do mais previsivel que realmente encontramos ultimamente num filme de acçao, e acima de tudo as personagens sao do mais vazio, o que nao da qualquer linha de acçao e pior ainda emoçao porque nada as une.
O filme fala de um agente do Cia que e contratado depois de alguns anos de interregno mas percebe que se encontra envolvido num embuste que termine na morte da mulher que ama. Prostado na vingança e na salfvação de uma jovem russa vai entrar no jogo do gato e do rato com os agentes da CIA.
O argumento é pobre, em todas as linhas, principalmente nas personagens e no trilho narrativo, algo que por si condiciona todo o filme que nao consegue ter nada que contraponha estes proprios problemas.
Donaldson  e um realizador experiente e penso que nao e por ele que o filme perde muito, pese embora tenha que assinalar o grau desactualizado da sua realizaçao, contudo com um argumento tao fraco nada poderia salvar o filme.
Por fim o cast, Bronsman nunca foi bom actor deu sempre aquele ar frio e sereno que e muito bom para Bond mas pessimo para tudo o resto, aqui nesse lado funciona mas quando o filme exige mais vimos todas as debilidades de um actor bastante basico. Ao seu lado Kurilenko vale mais pela sensualidade do que por outra coisa qualquer.

O melhor - Não e um filme dificil de ver

O pior - O argumento

Avaliação - D+

No comments: