Wednesday, October 15, 2014

Jersey Boys

Clint Eastwood tornou-se nos ultimos vinte anos, para a historia do cinema um dos mais conceituados realizadores da historia actual do cinema, depois de já ter marcado o cinema como heroi de acçao. Como realizador a sua versatilidade faz de cada filme seu um acontecimento. Este ano novamente em dose dupla surgiu inicialmente e fora da epoca dos premios este musical, o registo critico não foi famoso longo do que já conseguiu noutros filmes e comercialmente um registo aceitavel sem deslumbrar para um filme que não podemos considerar um grande produto comercial.
Sobre o filme, um biopic musical tem sempre a dificuldade de condensar muitos acontecimentos usualmente em vidas riquissimas em duas horas de filme, e essa dificuldade esta acente no filme que se torna muito narrativo e grande parte do tempo com os momentos musicais sem espaço para grandes contornos e isso por si so acaba por tirar alguma dimensao ao filme principalmente comparando com os melhores filmes do realizador.
Mas mesmo assim o filme acaba por ter bons momentos principalmente acentes na boa escolha de narradores activos, ou seja bem presentes no filme que não perdem a oportunidade e explicar pontos de vista ao espectador se por um lado este ponto e o mais surpeendente e inovador do filme e bem verdade que ele não e proprimanente algo que consiga impulsionar o filme para valores mais elevados.
Enfim um filme, que longe de deslumbrar ou mesmo ter um caracter marcante homanegeia um grupo incontornavel da musica americana contextualizando-o num contexto interessante de Mafia, mas que acaba por ser pouco mais que uma descriçao simples.
A historia fala nos da origem da ligaçao dos elementos do grupo Four Seasons os sucessos, os conflitos as zangas mas acima de tudo o hino a longevidade dos seus elementos mais marcantes.
O argumento não e propriamente prodigo em inovaçao e creatividade, é certinho tem linhas bem acentes mas não surpreende e isso por vezes torna o filme algo monotono.
Eastwood e versatil e mesmo percebendo-se que o musical não e naturalmente o seu genero consegue ser competente na realizaçao de tudo o que faz e um obreiro mesmo sem um toque individualizador sentimos sempre diferentes forma de realizar bem no conjunto dos seus trabalhos.
O cast sem qualquer figura de proa, tem nos quase desonhecidos Lloyd Young e Piazza os seus elementos de maior destaque se o primeiro parece claramente inferior a personagem Piazza e claramente a alma do filme na interpretação de um actor a ter em atençao

O melhor – A narraçao interactiva

O pior – Nao arriscar


Avaliação - C+

No comments: