Alguem ter um projecto
com os mesmos actores por doze anos, filmar ano apos ano um trecho do
filme e apresentar agora o seu projecto e por si so um acontecimento
do cinema, um marco para o cinema moderno que mostra dedicação e
paixao pela causa. O resultado comercial foi insignificante porque
nunca foi um filme para multidoes, criticamente dificilmente me
recordo de um filme com avaliaçoes criticas tao imperssionantes que
o colocam facilmente como o primeiro grande candidato aos Oscares da
academia.
Sobre o filme, tudo e
dificil realizar ao longo de doze anos com as mesmas personagens, sem
saber o que elas nos podem reservar, no crescimento natural destas
mas acima de tudo dos actores, e ainda mais dificil se torna quando o
filme não quer mais do que o crescimento natural de um rapaz sem
grandes conflitos, mas si nos mostrar as suas fases de
desenvolvimento que muito bem no inicio sao introduzidas pela sua mãe
na teoria de Bowlby.
Nao sendo o filme com
um campo de acçao ou de sequencias muito ritmado o que podera tornar
demasiado ligeiro para a sua duracção e um filme riquissimo em
todos os seus pontos, morais, psicologicos na riqueza das personagens
mas acima de tudo na sua ambição e daqueles filmes que marca um ano
pela sua formula mas tambem pelo seu resultado.
Nao e certamente o
filme mais valioso do presente ano, nem talvez o mais original, já
que é um recheio de lugares comuns que muitas vezes não sao
retratados e o filme da vide real de muitos de nos que se atrasam
doze anos e percebem as diferenças do personagem. Mas acima de tudo
e o acontecimento do ano, que deve ficar na historia do cinema como
tal.
O filme e facil de
resumir todo o desenvolvimento e momentos da vida de um jovem desde
os cinco aos dezoito anos ou seja a sua infancia e adolescencia a
forma como este a vive e mais que isso a forma como as mudanças
acontecem.
Como argumento não
temos algo com um corpo central absolutantemente genial nem por si so
original, a riqueza e no realismo de todos os dialogos em cada fase
de maturaçao dos seus personagens e isso muitas vezes e o que torna
um argumento ou um livro algo de absolutamente excpcional
Linklater foi ate há
cerca de dois anos um realizador de altos e baixos, um
exprimentalista de hollywood nem sempre amado, contudo com os seus
desafios recentes dos Before e agora com este boyhood demonstra ser
uma das mentes mais brilhantes de hollywood e claramente o melhor a
escrever dialogos sobre coisas simples.
O cast merece todo o
destaque por ter aguentado dose anos com quebras sucessivas das
personagens o que tornou tudo mais dificil, não e um filme exigente
neste ponto o melhor destaque vai naturalmente para Arquette no papel
de mãe solteira que faz tudo pelos filhos, é um papel interessante
não so por ele em si mas tambem pela exigencia de o vestir doze
vezes seguida
O melhor – A
experiencia cinematografica
O pior – A
determinados periodos e um pouco lento
Avaliação - B+
No comments:
Post a Comment