Sunday, October 05, 2014

Boyhood

Alguem ter um projecto com os mesmos actores por doze anos, filmar ano apos ano um trecho do filme e apresentar agora o seu projecto e por si so um acontecimento do cinema, um marco para o cinema moderno que mostra dedicação e paixao pela causa. O resultado comercial foi insignificante porque nunca foi um filme para multidoes, criticamente dificilmente me recordo de um filme com avaliaçoes criticas tao imperssionantes que o colocam facilmente como o primeiro grande candidato aos Oscares da academia.
Sobre o filme, tudo e dificil realizar ao longo de doze anos com as mesmas personagens, sem saber o que elas nos podem reservar, no crescimento natural destas mas acima de tudo dos actores, e ainda mais dificil se torna quando o filme não quer mais do que o crescimento natural de um rapaz sem grandes conflitos, mas si nos mostrar as suas fases de desenvolvimento que muito bem no inicio sao introduzidas pela sua mãe na teoria de Bowlby.
Nao sendo o filme com um campo de acçao ou de sequencias muito ritmado o que podera tornar demasiado ligeiro para a sua duracção e um filme riquissimo em todos os seus pontos, morais, psicologicos na riqueza das personagens mas acima de tudo na sua ambição e daqueles filmes que marca um ano pela sua formula mas tambem pelo seu resultado.
Nao e certamente o filme mais valioso do presente ano, nem talvez o mais original, já que é um recheio de lugares comuns que muitas vezes não sao retratados e o filme da vide real de muitos de nos que se atrasam doze anos e percebem as diferenças do personagem. Mas acima de tudo e o acontecimento do ano, que deve ficar na historia do cinema como tal.
O filme e facil de resumir todo o desenvolvimento e momentos da vida de um jovem desde os cinco aos dezoito anos ou seja a sua infancia e adolescencia a forma como este a vive e mais que isso a forma como as mudanças acontecem.
Como argumento não temos algo com um corpo central absolutantemente genial nem por si so original, a riqueza e no realismo de todos os dialogos em cada fase de maturaçao dos seus personagens e isso muitas vezes e o que torna um argumento ou um livro algo de absolutamente excpcional
Linklater foi ate há cerca de dois anos um realizador de altos e baixos, um exprimentalista de hollywood nem sempre amado, contudo com os seus desafios recentes dos Before e agora com este boyhood demonstra ser uma das mentes mais brilhantes de hollywood e claramente o melhor a escrever dialogos sobre coisas simples.
O cast merece todo o destaque por ter aguentado dose anos com quebras sucessivas das personagens o que tornou tudo mais dificil, não e um filme exigente neste ponto o melhor destaque vai naturalmente para Arquette no papel de mãe solteira que faz tudo pelos filhos, é um papel interessante não so por ele em si mas tambem pela exigencia de o vestir doze vezes seguida

O melhor – A experiencia cinematografica

O pior – A determinados periodos e um pouco lento


Avaliação - B+

No comments: