Sunday, October 19, 2014

Lilting

Sundance tem sido nos ultimos anos uma revolução para o cinema dito independente dos EUA, mas nos ultimos anos o festival tem se aberto a outros paises, alguns dos quais com a participaçao de actores conhecidos em objectos exprimentais. Este ano vindo do oriente o premio de cinematografia veio para esta pequena historia, cujo valor critico foi aceitavel, comercialmetne obvialmente nao e um objecto claro pelo que os resultados foram diminutos.
Sobre o filme, muitas vezes o cinema mundial tem dado algumas lições ao cinema americano principalmente independente dizendo que por vezes as historias curtos e emotivas nao tem de ser aborrecidas mesmo que o seu ritmo seja baixo. pois bem e aqui que este filme funciona, nao se alonga em momentos parados e da ao dialogos o protagonismo que este tem que ter e faz o filme funcionar.
Mesmo nao sejo prodigo em inovaçao o filme toca em temas interessantes como ficar fora do pais de origem a barreira linguistica e ainda alguma dificuldade na declaraçao de homossexualidade, e juntando os ingredientes surge um filme interessante tipico de historia de vida, como momentos descontraidos que resulta num filme interessante.
No lado negativo do filme, rapidamente o inicio com risco no argumento desaparece e acaba por se tornar rapidamente num despejo de emoçoes simples sem grandes rasgos creativos, que ganham particular destaque pela boa interpretação dos seus actores, bem guiados.
A historia fala de uma idosa do Cambodja que começa a receber visitas de o alegado melhor amigo do seu filho, que na verdade era seu namorado apostado em satisfazer o ultimo desejo deste ou seja que a sua mãe saisse de um lar.
O argumento é forte em temas, na forma como os une, e particularmente na forma como nao cai na emoçao barata descontraindo um tema nem sempre facil de desconstruir, nao e uma obra prima mas o argumento funciona bem.
Na realizaçao simples, sem grandes meios adopta e bem pelas emoçoes do rosto dos seus intepretes a quem da particular destaque numa realizaçao tipicamente oriental, parece claramente ser um bom filme para abrir outras portas.
No cast a barreira linguistica nao permite grandes interpretações mesmo assim Whinshaw tem uma excelente prestação de um actor que merecia mais atençao do cinema global pois tem talento e versatilidade.

O melhor - A junçao tematica

O pior - Nao ter rasgos creativos que inicialmente indicia ter

Avaliação - C+

No comments: