Friday, January 13, 2012

Tinker Taylor Soldier, Spy


Starring: Gary Oldman, Kathy Burke, Colin Firth, Tom Hardy, John Hurt
Directed by: Tomas Alfredson

Desde o inicio do presente ano com as primeiras expectativas para os oscares deste ano estava a adaptaçao ao cinema do livro best seller de la carre Toda a campanha de divulgação de um filme com pressuposto independente conduziu a que esta prespectiva fosse cada vez mais intensa que foi ainda mais certo com a boa critica que o filme recebeu dos avaliadores especializados. Pese embora o caminho tenha parecido imaculo o certo e que com a entrega dos galardoes o filme nao figurou nos mais fortes pese embora diversas nomeaçoes e provavelmente sera um dos derrotados ja das nomeaçoes, quanto ao valor comercial, para ja residual, de um filme conte o publico nunca foi a sua particular aposta.
Um filme baseado no interior dos serviços de espionagem de um pais nunca e um filme facil de montar nem tao pouco de escrever, e o certo e que no inicio esta adaptaçao de uma obra literaria de referencia nao e tao pouco um filme facil de ver, com demasiadas historias paralelas, diversas personagens ao qual tudo ainda ficou mais dificil pela obvia utilização de nomes de código, so quando o filme da espaço no silencio para o espectador pensar e que este consegue voltar com toda a energia para o seu filme, onde reside um dos bons momentos do filme.
Contudo o arranque demasiado emaranhado acaba por deixar logo a partida de lado alguns dos espectadores que nao tomam o filme na medida que o iniciaram nem que seja porque o filme nunca em momento algum adquire um grau de força capaz de tornar o regresso envolvente ao filme como uma coisa natural, pese embora o filme se va tornando mais intenso, e forte com o passar do tempo e depois de apresentar a teia que tem em si proprio.
Nao e um filme facil mas um filme com muito valor, bem montado, e bem interpretado que nao e dos melhores filmes do ano, mas aparece como um bom exercicio intlectual de um cinema diferente e com alguma propria referencia.
O filme fala sobre uma investigação sobre um infiltrado num serviço de inteligencia britanica que conduziu a falhas em determinadas missoes seguimos as pisadas de toda a investigação com os loobies e secretismo exigido a uma organizaçao como esta.
A realizaçao tem bons momentos e acima de tudo momentos de uma estetica propria para o filme,o silencio o deslizar das imagens o presseguir objectos ou mesmo as imagens diferentes das janelas dos locais fazem do filme a espaços uma obra unica na simplecidade e estilo proprio estetico, nem sempre o filme acaba por acompanhar a qualidade das suas imagens.
Em termos de cast e notorio que o filme e pensado em fazer brilhar o seu protagonista, que penso que pese embora seja muito bem criado e evoluido por Oldman e demasiado silencioso sem qualquer tipo de justificação, ao contrario do que e por exemplo Gosling em Drive,mesmo assim estamos perante um papel dos mais fortes do ano, nem que seja porque o peso da frieza do filme e metodo esta acentuado na sua toada. Mas fica a ideia que o filme apostando em alguns dos seus secundarios para premios poderia ter melhor registo, principalmente Strong, um eterno secundario que nunca teve um papel tão forte como o que tem neste filme.

O melhor - Algumas sequencias de realizaçao esteticamente deslumbrantes.

O pior - O facto de exigir ao espectador ter de pegar o comboio em andamento

Avaliação - B-

No comments: