Saturday, January 28, 2012

Margin Call


Se existiu facto que causou alguma estranheza nas noemações para os oscares deste ano talvez foi encontrar um pequeno filme, que surgiu silenciosamente nas salas de cinema americanas, sobre a crise economica de 2008, e que conseguiu a nomeação para melhor argumento original, chamando a atençao para um filme recheado de estrelas mas que so agora conseguiu concentrar em si alguma atenção. Desde logo podemos dizer que desde o seu lançamento a critica ficou agradada com o que viu valorizando positivamente este filme centrado no centro economico. Contudo ja em termos comerciais as coisas nao correram tao bem pelo facto do filme nunca ter conseguido um lançamento wide, pese embora o respeitoso trajecto em termos limitados.
Margin Call e um filme actual e mais do que qualquer coisa quando nos perguntamos a razao que nos levaram a actual situação do pais podemos encontrar uma prespectiva neste mesmo filme, nao quer dizer com isso que aqui esteja a razao mas estamos num exemplo do que pode conduzir a muitas outras coisas.
Pese embora este facto nao e um filme facil e que consiga prender o espectador ao debruçar sobre um tema tao especifico e complexo o filme em momentos nao consegue ser facil ou perceptivel nas suas principais razoes fazendo com que o espectador se distancie e tenha dificuldade em agarrar o filme, sendo que este ponto vai se tornando mais obvio a partir do momento em que o filme se tenta encaminhar para a solução final.
E daqueles filmes que serve muito mais como documento do que propriamente como filme e narrativa em si, pese embora tenho momentos de alguma intensidade principalmente nos conflitos entre personagens o certo e que o filme nunca consegue adquirir um ritmo de primeira linha, contudo devemos esclarecer que se trata de um filme com um pequenissimo orçamento.
O filme fala de um grupo de investidores e a forma como estes reagem a prespectiva de uma crise economica, acabando por conduzir consigo tudo o que anda a volta desvalorizando a moeda, sendo o filme as diferenças individuais e profissionais que conduzem a decisao.
O argumento tem como seu maior trunfo a actualidade do tema, uma vez que nao me parece um argumento com uma historia de base e um caminho forte, pese embora tenha bons momentos, cimentado numa boa construção de personagens mas acima de tudo numa boa construçao de dialogos.
Em termos de realizaçao pese embora nao seja particularmente espetacular e daqueles filmes que tem um ponto interessante o de dar nova iorque como escura ja fora da luz como metafora para a tematica que o filme quer debruçar.
No cast estamos recheados de valores mais que inequivecos em Hollywood em diversas faixas etários e os melhores pontos vao para a excelente presença de Bettany a alga e o fulgor do filme, e tambem a espaços por Tucci e Irons, o restante estao no seu limite mais normativo.

O melhor - A actualidade do tema.

O pior - A especificidade do mesmo.

Avaliação - C+

No comments: