Tuesday, January 10, 2012

Seeking Justice

Starring: Nicolas Cage, January Jones, Guy Pearce, Harold Perrineau Jr., Jennifer Carpenter
Directed by: Roger Donaldson

Pode um filme com um cast como este quase não ser distribuido nos EUA pese embora o seu lançamente acabe por ocorrer com alguma força na europa. Pois bem a resposta e sim, com o evoluir da carreira Cage tem sentido dificuldades em imperar novamente no box office americano, e este filme chegou mesmo ao cumulo da distribuição. Em termos criticos as primeiras visualizações do filme conduziram-na a resultados vulgares, ja comercialmente teremos de esperar por Março quando for lançado nos EUA para perceber perfeitamente o valor do filme.
E indiscutivel que a carreira de Donaldson tem bons filmes de acção quer em termos policiais, quer em intriga e que a facilidade com que monta os seus filmes e prende o espectador ao ecra e grande, contudo e pese embora a tentativa de fazer o mesmo efeito esteja presente no filme o certo e que o filme, perde fulgor, principalmente a partir da meia hora de filme nao conseguindo recuperar, acabando ja com muita dificuldade em termos da capacidade de fazer render uma historia que começa bem, mas acaba ja com muita dificuldade.
E daqueles filmes que o inicio promete, principalmente na formula da historia e na base da mesma contudo depois do impeto inicial tudo se torna precisamente o contrario um filme demasiado previsivel, com mudanças de direcção sem sentido, ou demasiado novelescas e nem sempre bem trabalhadas.
E daqueles filmes que ficamos com algum amargo de boca no fim do filme, pois pensamos que a mesma ideia bem mais trabalhada e mais morosa na forma do filme seguir poderia ter trazido uma intriga interessante, contudo a intenção de tornar um filme de acção mais puro acaba por tornar o filme num exercicio bem mais simples e pouco eficaz.
A historia fala de um professor do liceu que apos a violaçao da sua mulher ve se envolvido numa ligação com uma organização dedicada a eliminar aqueles que a justiça nao consegue punir, contudo nem tudo sao boas intençoes.
Em termos de argumento o filme tem uma boa base nao so em termos narrativos, mas acima de tudo na forma com que o filme consegue debater a justiça pelas proprias maos, ou maos alheias, contudo nao parece ser quase nunca bem aproveitada, nao so em termos do proprio desenvolvimento narrativo, bem como na propria forma das personagens.
Em termos de realizaçao ja vimos um Donaldson mais artistico, aqui temos um filme com alguma essencia de acção mas ao mesmo tempo e um filme em que parece sempre faltar alguma força ou intensidade nas proprias imagens.
Em termos de cast tambem nao temos Cage no seu melhor nem em termos da disponibilidade para a acção fruto ja da idade nem mesmo na toada mais dramatica de um actor que ja passou por melhores periodos e tem sentido dificuldade em adaptar-se a nova condição. Ao seu lado uma Jones ainda apenas ligada à sua imagem. o melhor do filme esta no vilão Pearce, um actor de primeira linha que talvez nunca tenha sido realmente aproveitado, mas que acaba por ser um dos melhores pontos do filme.

O melhor - A ideia inicial nos primeiros dez minutos.

O pior - Acaba a ideia por ser desaproveitada

Avaliação - C

No comments: