Tuesday, January 31, 2012

A Dangerous Method

David Cronenberg sempre foi conhecido como um realizadores de thrillers mentais fortes baseado na loucura das suas personagens a maior parte dos quais ou no presente evoluido ou entao num futuro proximo, com inovaçoes tecnologicas, dai que muita gente possa ter ficado supreendido quando este projecto foi lançado nao so por se tratar um filme de epoca mas acima de tudo por se debruçar na conturbada história da relação entre Freund e Jung dois dos pais da psicologia actual. Os resultados foram novamente os mais usuais na carreira do realizador ou seja uma boa recepção critica contudo sem a excitação dos seus filmes mais recentes, mas mais uma vez dificuldade em fazer rentabilizar o filme em termos comerciais.
Desde logo podemos dizer que estamos perante um filme simples, e ao mesmo tempo complexo naquilo que quer representar ao apostar em tentar demonstrar por imagens as diferentes ideias que fazem parte da teoria psicanalista do comportamento humano, e neste filme tudo o que e escrito acaba por ser resumido a relaçao entre Jung e uma das suas pacientes, e acima de tudo nas conversas filosoficas mantidas pela mesma personagem com a peculiar caracteristica de Freund, mais do que um filme aqui encontramos um debate de ideias quase sempre monotono, e pouco cinematografico ao contrario do que normalmente o realizador consegue fazer nos seus filmes. Achamos sempre o filme demasiado aborrecido e com muito pouco principalmente para quem ao longo dos anos conheceu e estudou famosas personagens.
Tudo parece demasiado vazio e pensado em deterimento do que deveria ser mais vivido, pensamos sempre que o filme poderia ir mais alem com alguma forma mais incorrecta, contudo o facto do selo de filme de epoca da ao filme um tradicionalismo algo exagerado no seu formato que acaba por nao ser benefico para a sua propria resolução.
Nao e um grande filme, podera ter em si o interessante da homenagem a figuras e teorias mas muito pouco mais o filme tras consigo, talvez a ambiçao nao fosse mais do que isso, mas quando encontramos um elenco como este e acima de tudo um realizador como Cronenberg penasmos que os seus filmes podem dar muito mais.
A historia fala da relaçao estabelecida entre Jung e Anna uma sua paciente com quem começa a desenvolver uma forma relacional de terapia, que contudo rapidamente se manifesta bem mais que o proposito inicial, entretanto surge os dilemas na definição da ciencia entre este e o seu hipotetico mentor Freund, em discussoes complexas sobre o tema e a cura do comportamento humano.
O argumento nao e perfeito, principalmente por perder muito tempo no debate de filosofias entre dialogos das persoangens corta o ritmo total ao filme, e acima de tudo nao da grande espaço para estas se desenvolverem, mesmoa assim demonstra conhecimento e intensidade na forma como as questoes centrais da psicanalise sao abordadas.
A realizaçao demonstra um Cronenberg mais maduro, mais silencioso e arriscado mesmo em terreno que nao e o seu como filmes de epoca, torna o filme mais claro e acima de tudo mais estetico, demonstra contudo que ainda existe momentos em que nao se sente a vontade mas um bom realizador é-o em qualquer momento ou contexto.
O cast e arriscado da o protagonismo a Fassabander no apogeu do seu sucesso e demonstra estarmos perante uma das figuras do ano com mais um papel intenso, nem sempre dificil mas que exige qualidade a um actor em boa forma, nao e o seu papel mais brilhante mas e competente, Ja Kneghtley me parece mais overacting demasiado exagerada em expressoes faciais quase sempre demasiado presas a uma loucura que a personagem nao precisa, uma actriz em busca do reconhecimento maximo mas que acaba por falhar num papel que poderia facilmente lhe conduzir a mais reconhecimento. Por ultimo Mortenssen o aliado de luxo de Cronenberg tem aqui um papel mais de carisma do que presença, tem bons momentos mas longe do que ja efectuou nas colaborações em que teve o filme na sua mao.

O melhor - A psicanálise discutida

O pior - A forma demasiado teorica do filme.

Avaliação - C+

No comments: