Saturday, January 21, 2012

The Big Year


Juntar no filme o humor familiar de tres humoristas ainda em actividade nao e facil pela forma com que estes normalmente competem entre si, contudo se a maior parte deles nao estejam em melhor forma provavelmente a uniao de esforços pode ser mais rentavel. pese embora esta ideologia pareça logica o que este filme demonstrou foi precisamente o contrario, ou seja, se por um lado criticamente o resultado foi precisamente o mesmo que normalmente os actores conseguem nos seus filmes vulgares, sob raras excepçoes para Wilson, em termos comerciais em termos comerciais esta uniao de esforços foi um completo desastre com resultados pessimos para todos, e que tornou este filme nos dos mais rotundos floops do ano.
O que se pode dizer quando o humor desactualizado de Martin e Black contagia neste filme o melhor Wilson que vimos numa comedia sem condimentos quase sempre bem disposta mas nunca capaz de fazer soltar uma gargalhada sob um tema tao estupido como desinteressante como observar passaros. Desde logo se podera dizer que o objectivo moral nem era mau incidir de forma forte sobre o exagero da competividade mas que o resultado e uma total indiferença em termos de historia humor, personagens e afins.
Enfim e daqueles filmes que nada traz ao cinema actual e muito menos a comedia, mostrando-se claramente desasustado do que os filmes conseguem trazer em espaços, e apontando o filme para aquilo que os seus personagens e actores estaio mais habituados a fazer sem se preocupar com a logica ou sentido maioral do filme.
~E daqueles filmes que poucos gostaram, mas que muitos tambem nao vao odiar, numa comedia de domingo a tarde ligeiramente com menos graça e com mais meios e actores.
O filme fala da competiçao entre tres individuos com contextos diferentes por serem a pessoa que num ano conseguiram ver mais especies de passaros, a competição atinge niveis exagerados, e depois e a luta com o proprio contexto.
O argumento e pobrezinho e esteriotipado em todas as vertentes com excepção do contexto peculiar em que e inserido, as personagens sao vazias bem como os dialogos, pode ter algum poder moratorio mas dissolve-se no vazio do proprio filme.
Em termos de realizaçao tambem nao temos um filme de excelencia com excepçao de um ou dois planos dos passaros e sempre um filme basico sem muito conteudo cujo grande elemento de interesse acaba sempre por ser os animais do que propriamente o filme.
Se dissermos que Black, Martin e Wilson estao nas tipicas personagens da sua carreira nao podemos estar mais longe da verdade talvez por isso a forma demasiado presa a papeis semelhantes conduziram a uma carreira demasiado igual, com excepção de um ou outro papel de Wilson, enfim um desastre

O melhor - Não ser um filme que arrisca

O pior - Mas no comedido nao tem grande piada natural

Avaliação - C-

No comments: