Friday, January 06, 2012

Flowers of War


Starring: Christian Bale, Ni Ni, Zhang Xinyi, Huang Tianyuan, Tong Da-wei
Directed by: Zhang Yimou


Muitos ficaram surpreendidos quando apos o Oscar de melhor actor secundario Chistian Bale optou por fazer o seu filme seguinte na china, com um dos seus realizadores mais conceituados. A produçao era grande e a aposta tambem, um filme de guerra onde Bale seria o protagonista. Pese embora todos os factos e comercialmente se ter tornado um grande sucesso comercial principalmente no seu pais de origem, nos EUA o filme nao conseguiu grande distribuiçao e pior ainda nao conseguiu grandes resultados criticos pese embora obteve a numeaçao para melhor filme estrageiro nos globos de ouro.
Flowers os War e um filme de guerra ambicioso nao so nas imagens que nos tras de primeira linha em termos produtivos, mas tambem na historia concreta que nos tras, uma historia de sofrimento sempre bem trabalhada para dar essa sensaçao no grande ecra. Contudo sofre de um grande mal de a maior parte dos filmes origentais e demasiado subjectivo e silencioso o que faz com que as duas horas e meia do filme nao se consigam passar ao ritmo que as sequencias de acção querem dar.
Tambem em termos do desenvolvimento das personagens o filme tem alguns reparos desde logo porque nem sempre parece ser uniforme no seguimento da sua personagem principalmente a central e a sua relaçao com todas as outras, tendo dificuldades em se tornar aquilo que o filme necessita para dar mais força a sua vertente emocional.
Nao e um dos grandes filmes europeus pese embora seja competente, nao tem creatividade ou força para talvez conseguir brilhar nos oscares nem na categoria que concorre, mas e um filme que demonstra alguma da capacidade dos seus intervenientes.
O filme fala de um americano que de forma a sobreviver disfarca-se de padre em plena guerra onde tenta defender um grupo de jovens e outras bem diferentes da contigencia da guerra.
O argumento nao e forte quase sempre silencioso e pastoso para um filme tao longo, a modificaçao da personagem e demasiado torbulenta, mesmo assim bom balanço entre as sequencias de guerra e a historia central.
E na realizaçao que o filme tem o seu maior potencial demonstrando que tambem os chineses conseguem montar grandes filmes de guerra com estetica força e realismo, num pondo de parte a magnifica cenografia do filme.
O cast e liderado por um Bale em boa forma longe dos seus melhores papeis tem um papel competente e por vezes dificil, mais sereno do que noutros filmes o certo e que demonstra toda a capacidade de um grande actor com escolhas arriscadas.

O melhor - A realizaçao das sequencias de guerra.

O pior - ALgo repetitivo ao longo do filme

Avaliação - C+

No comments: