Baseado numa novela de sucesso eis que a Netflix associada ao experiente realizador Chris Columbus eis que surge a adaptação à grande tela do filme, com um elenco cheio de veteranos e uma tentativa de fazer os crimes serem resolvidos por um experiente grupo. Criticamente as coisas foram aceitaveis para o projeto e facilmente, com o carimbo de filme de base da Netflix as visualizações foram muitas, o que conduz a que garantidamente num futuro proximo possa surgir a sua sequela.
Sobre o filme podemos dizer que tem procedimentos simples, passado numa comunidade de idosos, um grupo junta-se para tentar desvendar crimes ate que eles surgem no espaço onde moram com algum proposito. O filme tem uma narrativa algo complexa na dinamica de resoluçao dos crimes sem que seja muito surpreendente ou que o impacto seja elevado, mas cumpre na forma como vai mantendo o espetador ligado.
Uma das criticas que alguns fazem ao filme e que poderia funcionar bem melhor como serie, e acaba por ser claro esse ponto, ja que existe personagens muito pouco trabalhadas que sao secundarias, pese embora a sua presença seja constante. Este balanço acaba por dificultar em alguns momentos o impacto de decisoes importantes, mas se calhar o filme como serie teria dificuldade em ir buscar tantos atores de renome numa idade tao avançada.
Por tudo isto o filme cumpre os seus objetivos com um entertenimento imediato, sem sem brilhante ou arrojado nos seus procedimentos. Fica muitas vezes a ideia que o filme procura sair um pouco da dinamica habitual dos filmes sobre homicidios mas isso pode tirar o impacto da resolução final, mesmo que ela seja algo diferente do comum.
A historia segue um grupo de idosos que num centro de repouso comunitario criam um pequeno grupo para estudar crimes, contudo estes começam a surgir na comunidade o que os leva a um trabalho mais imediato e mais proximo.
O argumento do filme tem uma base simples, mas na intriga criminal acaba por nas suas opções tentar sair fora da caixa mesmo que isso cause algum impacto forte. As personagens nao tem tempo equilibrado e alguma delas ficam a meio caminho, mas cumpre os objetivos curtos que tem.
Na realização temos um Columbus experiente que ja teve entregue a si muitas tarefas fortes como iniciar Harry Potter e acima de tudo alguns dos classicos familiares dos anos 90. NOta-se um estilo mais pausado, mas a simplicidade leva a que o filme seja carinhoso, principalmente sendo um filme sobre idosos.
O cast tem atores consagrados em diferentes fases, um pouco de acordo com a forma como este tem envelhecido. Mirren continua com todo o impacto que sempre teve e dirige o filme, sendo que Kingsley e Brosnan tem papeis claramente mais irrelevantes. Acabam por ser os secundarios Pryce e Grant que roubam as poucas cenas onde entram e um lado mais emotivo para o lado de Imrie.
O melhor - A forma como o filme tem entertenimento na terceira idade.
O pior - O desenlace final e talvez demasiado rebuscado para o filme que é
Avaliação - C+

No comments:
Post a Comment