Wednesday, September 10, 2025

Sketch

 Depois deste filme ter sido lançado com boas criticas, mas ao ser um filme pequeno ter algumas dificuldades de divulgação, a Angel Studios apostada em contornar as mas criticas acabou por distribuir o filme conseguindo uma distribuição em pleno verão, com ambiçao de rentabilizar as boas criticas que o filme foi conseguindo. Nao obstante deste sucesso critico comercialmente ficou longe dos maiores sucessos da produtora, principalmente tendo em conta a sua falta de figuras de referencia.

Sobre o filme temos uma fabula infantil, que tem uma boa ideia, a forma como os desenhos e as manifestações de uma criança colocam em questão a sua segurança. O filme e algo linear mas tem uma interpretaçao metaforica interessante e acaba por ser emocionalmente interessante com o protagonismo que acaba por ser dado aos mais pequenos. Nao sendo um filme de grande risco e um filme que encontra uma abordagem diferente, o que se sublinha principalmente tendo em conta a forma quase linear como a Angel lança os seus filmes.

Algumas ideias que surgem no filme e que a edição Angel tornou o filme ligeiramente mais emotivo e infantil, de forma a entrar na doutrina da produtora. Neste caso o filme acaba por nao exagerar nas referencias religiosas, mesmo que seja um filme com diversos elementos proximos desta expressão. A imaginaçao acaba no entanto por se sobrepor na maior parte das ideias.

Por tudo isto e mesmo estando longe de ser uma obra de referencia, acaba por ter aqui um filme simpatico, carinho para os mais pequenos, embora com ritmo baixo. O maior risco na ideia de na abordagem acaba por o diferenciar de algum cinzentismo da produtora, e isso acaba por ser um momento de mais trabalho artistico de uma produtora quase monocordica ate agora.

A historia fala de uma jovem que exprime a sua tristeza em desenhos, que percebe que os mesmos acabam por ganhar vida, conduzindo a que tenha que se unir junto das pessoas a sua volta para sobreviver aos monstros por si criados.

O argumento tem algumas virtudes, nao apenas na originalidade da base, mas tambem no plano metaforico. Na sua concretizaçao, temos procedimentos simples, mais emocionais que racionais mas isso nao tira alguns pontos positivos que o filme tem.

Na realizaçao temos Seth Worley um jovem realizador totalmente desconhecido que exibiu em pequenos festivais que acabou por ser comprado e editado pela Angel. Sabemos a ma publicidade geral da produtora mas ganhou uma visibilidade de um projeto interessante que de outra forma nao teria.

No cast um conjunto de desconhecidos que acaba por ter um efeito algo simplista, nem potenciando momentos do filme nem os prejudicando. Nos mais pequenos poderia existir mais impacto, carisma e ternura.


O melhor - A ideia de base.


O pior - Ser algo idealista demais


Avaliação - C+

No comments: