Wednesday, June 21, 2023

The Book Club: The Next Chapter

 Cinco anos depois deste grupo de quatro atrizes veteranas terem surpreendido comercialmente o mundo do cinema com a sua historia de amizade, procura de amor e ligaçao pelos livros, eis que surge a sua sequela numa especie de road trip pronta a fazer funcionar o registo do primeiro filme. Em termos criticos a mediania total do primeiro filme repetiu-se, sendo que comercialmente os resultados foram mais discretos e mais proximos do que se poderia esperar de um filme como este, onde foi o primeiro filme que mais surpreendeu.

Assim temos a tipica comedia road trip feminina pela europa, com conversas, com personalidade com espaços bonitos, mas com um genero antiquado a todos os niveis, que vai desde um humor desatualizado e mesmo ao final mais que esperado onde tudo corre bem. Compreendo que com o aumento da idade de vida o cinema tenha de se centrar num publico mais idoso com boas mensagens mas isto e mais do mesmo com simplicidade levada ao limite na historia e nos cliches.

Outro dos problemas ou da falta de ambiçao do filme e levar todas as suas personagens para a zona de conforto dos seus interpretes, ou seja, temos todas elas nas personagens repetidas dos ultimos tempos numa road trip a italia, que acaba por ter poucos elementos diferenciadores. Outro dos pontos que me parece funcionar mal neste filme e a ligaçao ao titulo, os livros desapareceram e temos apenas a amizade e a procura de felicidade na terceira idade.

Ou seja um filme simples para preencher tempo, com algum tradicionalismo na abordagem e nos atores, que consegue reunir uma serie de atores em final de carreira para um franchising, mas cujo resultado modesto deste filme fara perigar a toda a linha. O filme e pouco ambicioso mesmo que tente jogar com amor, amizade e livros.

A historia segue as mesmas personagens do primeiro filme, num reencontro pos pandemia, e depois de muitas sessoes online, que decidem fazer uma despedida de solteiro a uma delas por italia, onde vao conseguir colocar a conversa em dia e ter aventuras numa fase em que tal ja nao era esperado.

No argumento simplicidade total, nos cliches, no desenvolvimento narrativo, mesmo no humor tudo e previsivel do primeiro ao ultimo minuto, num estilo de filme que normalmente e direcionado para video imediatamente.

Na realizaçao do projeto Bill Holderman repete o seu projeto inicial com o mesmo estilo, com a mesma simplicidade e sem qualquer risco e isso faz o filme ser um episodio de uma serie familiar de pouco impacto que explicara porque ate ao momento so temos este filme dele.

No cast, sem duvida que muitas das atrizes aqui presentes foram excelentes referencias do cinema e a idade avançada e complicada. Aqui temos o que mais temos visto de todas elas, na procura da personagem encaixar na atriz e nao o contrario. Muito pouco de revelante neste aspeto.

O melhor - Direcionado a um publico concreto um pouco esquecido.

O pior - A falta de qualquer risco 


Avaliação - C-



No comments: