Thursday, June 22, 2023

The Machine

 BErt Kreischer e uma especie de comediante de stand up com algum sucesso nos EUA que surpreendeu numa especie de biopic, ou construçao ficcional do que pensa ser a sua historia. O filme acabou por ter alguma divulgação nos EUA pese embora criticamente tenha sido destruido pela critica. COmercialmente resultados razoaveis principalmente tendo em conta o conceito algo limitado do filme.

Sobre o filme podemos dizer que o filme procura o estilo de comedia da sua figura maior com alcool e loucura, num filme de ação na Russia. O primeiro problema do filme e que o estilo de comedia do filme não seja o mais funcional. O filme acaba por ser esforçado mas fica claramente a ideia que as piadas não funcionam como a produçao pensava que ia funcionar.

Depois temos o lado de ação entre mafia russia, o filme naturalmente cai no exagero, de forma a potenciar algum humor fisico que também ele nao funciona, ficando a clara ideia que o filme desespera e torna-se mais absurdo do que engraçado, não saindo tambem qualquer valorizaçao moral que daria ao filme um outro impacto.

Ou seja uma comedia de nivel B, que tenta potenciar o valor do seu comediante mas fica a ideia que no filme quase nada funciona para nenhum desses objetivos, saindo uma historia exagerada, confusa, que pouco nos da das personagens, ficando claro que seria uma comedia de serie b que acima de tudo não tem qualquer graça.

A historia fala de The Machine um comediante com a vida familiar estabilizada que é presseguido pelo passado de forma a ter de regressar à Russia, onde é idolaterado pelo passado de alcoolismo mesmo nos grupos mafiosos com o objetivo de recuperar um relogio, mas leva consigo um pai exigente para com ele.

E no argumento que começam todos os problemas do filme, a abordagem e irreverente mas o estilo de humor nem sempre acompanha, sendo algo difuso no estilo. O desenvolvimento da historia e quase sempre absurdo e sem graça e isso contamina o teor do filme.

Na realizaçao do filme Atencio esta associado a comedia de segunda linha, com pouco risco e aqui acaba por ser mais do mesmo, num estilo serie B de comedia grafica, mas que não tem propriamente muito brilho fora de um conceito estranho, que faz com que a carreira do realizador continue a lume brando.

No cast Kreicher faz dele proprio com os defeitos que tem, nem sempre e uma figura que mesmo no stand up comedy tem algumas dificuldades e nota-se a preocupaçao do filme procurar o seu estilo sem mais. Ao seu lado apenas a curiosidade de Hammil num papel quase sempre patetico para ser engraçado, mas que o é pouco.


O melhor - O risco de alguem se dedicar a um filme sobre ele.

O pior - A comedia nunca funcionar


Avaliação - D+



No comments: