Sunday, June 25, 2023

Chevalier

 Uma das apostas da Searchlight inicialmente para os oscares de 2022, mas depois com o pouco entusiasmo critico o filme passou para o verão, sem grande mediatismo, apesar de ter tido algumas luzes, agora retornadas no lançamento na Disney +. O resultado critico deste biopic foi razoavel, sem ser entuaismante mas comercialmente a falta de uma figura de primeira linha não permitiu grandes voos ao filme.

Chevalier e mais que tudo um filme curioso, um filme sobre raça, sobre a forma como a capacidade é escondida por detras da cor de uma pele, numa sociedade que se pensava em desenvolvimento. O filme tem diversos vetores que trata nesta historia sem aprofundar nenhum deles. Desde logo a construçao da personalidade forte, onde o filme faz demasiados atalhos. O lado artistico e relacional, onde as barreiras sociais impostas são o vetor mais bem trabalhado do filme e o lado politico onde o filme não quer ser enfadonho e apenas o utiliza para o seu final.

O filme tem um ritmo ligeiro para o biopic, mais preocupado em ser ritmado e com entertenimento trabalhado do que propriamente em ser detalhado na abordagem, o que parece ser uma escolha de risco, ja que comercialmente o filme não teria a força que se calhar com outro trabalho poderia ter do ponto de vista critico, ja que a historia de vida e interessante, principalmente enquadrada no seu tempo.

Por tudo isto Chevalier e um filme competente que se ve bem, uma historia empatica sem nunca ser um filme de primeira linha, que acaba por ser mediano na sua maior parte do tempo. Nao e propriamente um filme de grandes personagens ou objeto artistico de realizaçao, tendo como sua funçao maior contar a historia que acaba por contar.

A historia segue Joseph Bologne um bastardo que acaba se tornar num talentoso lutador e musico de primeira linha numa sociedade em revoluçao em França, onde percebe que a sua cor e um obstaculo ao avanço da sua carreira.

Em termos de argumento a historia por si e interessante a nivel social e politico e o seu papel decisivo, numa altura muito precoce da luta dos direitos humanos. Fica a ideia que o filme nao desenvolve tanto todos os pontos do filme e que tudo e algo superficial na abordagem, da ritmo mas retira conteudo.

Na realizaçao do projeto Stephen Williams e um conhecido realizador de televisao que tem aqui o seu maior projeto em termos de cinema. A abordagem e competente embora algo simples e com pouco risco. O filme tem alguns apontamentos bonitos de estetica de tempo mas pouco mais.

No cast Harrison Jr e talentoso e versátil e tem aqui uma interpretaçao interessante principalmente tendo em conta que e ele que toca todas as sequencias do filme. Ao seu lado um conjunto de jovens atrizes em ascensão em Hollywood com abordagens simplistas, num filme onde as proprias personagens nao vão ao fundo como poderiam ir


O melhor - O filme torna-se ritmado em termos de entertenimento


O pior - Algo simplista demais em alguns assuntos


Avaliação - C+



No comments: