Thursday, June 15, 2023

Moving On

 Depois dos irmãos Weitz terem surpreendido o mundo da comedia com o imperdivel American Pie, a carreira dos seus criadores foi-se dividindo em caminhos diferentes com alguns pontos de contacto. Paul foi o que teve a carreira menos visivel, muitas vezes com filmes de estudio de segunda linha como este Moving On, onde se liga a uma das suas atrizes preferidas Lily Tomlin. Esta pequena comedia não conseguiu grande impacto critico, e comercialmente também não foi propriamente relevante continuando o trajeto do realizador por uma zona mais sombria.

Moving On e um filme geriatrico como muitos outros tem tido o seu espaço. Com duas atrizes em idade avançada o filme de forma ligeiro, toca em pontos não tão ligeiros como a morta, como o trauma do passado, num filme sobre familia, amor e tragedia, que tem um ritmo ligeiro, que o faz tocar em temas impactantes quase sem darmos por isso e nem sempre da melhor forma.

UM dos problemas do filme e o genero, ou seja, tenta ser um filme sobre seguir em frente estando sempre preso ao passado, passa muito rapido da comedia de idosos para temas como violação e assassinio em aspetos sempre mais proximos do primeiro estilo do que do segundo, ficando a ideia que não se assume como genero algum, e apenas no fim percebemos que é um filme mais pesado do que ligeiro.

Ou seja sai um filme estranho cujo o percurso divaga por diversos pontos onde não concretiza nenhum. Mais uma vez tenta trazer Fonda para o protagonismo principal e que não consegue e o filme tenta ser ligeiro e levar-se a serio e isso nunca acontece.

A historia segue duas amigas que se juntam no funeral de uma terceira com um proposito que é matar o viuvo o qual se encontra ligado ao passado de ambas, deixando cair a treguas associadas ao casamento da agora falecida.

Em termos de argumento o filme não é propriamente objetivo em ponto nenhum, começa desde logo por começar de forma ligeira mas com o desenrolar do novelo percebemos que temos temas impactantes mas que nada e propriamente concreto e isso faz com que saia uma mistura pouco coeso de assuntos.

Weitz este numa segunda linha de hollywood e ai vai continuar com este tipo de cinema que nem em argumento nem em realizador acaba por ser magnifico ou apelativo. Este e daqueles trajetos em decrescimo que acaba por conduzir ao anonimato.

No cast fonda tenta dar os ultimos passos mas já sem a frescura de outros momentos em personagens muito simplistas. Tomlin tem mais aptidões para outros voos mas cai sempre num estilo comico que e pouco para os atributos da atriz.

O melhor - O final ter um impacto elevado.
O pior - UM caminho pouco objetivo


Avaliação - D+



No comments: