Tuesday, June 27, 2023

Kandahar

Gerard Butler está apostado em tornar-se num Liam Neeson mais moderno, na quantidade de filmes de ação, do tipo "eu contra o mundo" associado a realizadores repetidos, que lhe vai dando trabalho embora sempre em filmes algo repetitivos que não o fazem crescer. Neste verão surgiu este filme em contexto de guerra, que acabou por passar pela critica com uma total mediania, e comercialmente a figura de Butler não é propriamente muito rentável com resultados sofríveis.

 Kandahar e o típico filme de contexto de guerra, que tenta ser detalhado na forma como transmite o perigo das ações, numa tentativa de fazer um road trip em pleno Irão, e com uma guerrilha atrás. O problema do filme desde logo são as personagens,  demasiado básicas sem grande trabalho de caracterização que não conseguem por si alimentar as duas horas de duração para alem dos cliches do regresso a casa.

Mas tudo isto poderia ser contornado se a ação ou as sequencias de sobrevivencia fossem fantasticas, ou a intriga trabalhado o que também acaba por não ser, sendo o filme uma total experiencia monocórdica, quase sempre repetitiva e extensa, que nada trás de novo quando comparado com diversos filmes do mesmo genero, que são mais duros, mais realistas e mais espetaculares.

Por tudo isto Kandahar e um filme cinzento, pouco espetacular, que sobrevive por cliches de filmes de segunda linha, que se extende em demasia. Fica a sensação que tem narrativamente pouco interesse para alem do contexto de perigo que transmite, mas por outro lado o filme acaba por ser monocordico e aborrecido no trajeto ate ao seu fim.

O filme fala de um agente do CIA, que depois de mais uma missão, ve a sua identidade descoberta e na companhia de um tradutor embarcar numa viagem ate a Kandahar de forma a sobreviverem e regressarem a casa, mesmo estando ambos com a cabeça totalmente a premio.

No que diz respeito ao argumento muito pouco de diferente para alem das historias de sobrevivencia nas guerras islamicas. O filme é algo realista nos contextos espaciais muito menos no restante. Demasiado encorpado e pouco trabalhado narrativamente e principalmente nas personagens.

Na realizaçao Waugh é um habitual realizador de filmes de Butler, que encaixam no estilo de filmes de uma segunda linha produtiva de açao, sem grandes artefactos embora com alguns meios, mas que arrisca pouco. Aqui temos alguns bons elementos da contextualizaçao espacial, mas nada mais.

No cast Butler é isto, fisicamente capaz, com poucos atributos do ponto de vista dramaticos, que limita a construçao de personagens em filmes centrados na sua pessoa, como é o caso. O filme não descontrai para dar o lado mais humoristico do ator, e nos secundarios nada de registo porque as personagens nao existem


O melhor - Alguns apontamentos da contextualização espacial


O pior - Monótono e aborrecido


Avaliação - C-



No comments: