Thursday, June 22, 2023

About My Father

 Robert De Niro tem dedicado os ultimos vinte anos da sua carreira em comedias familiares normalmente com figuras de rezingão que as vai intercalando com filmes mais serios embora com personagens menores. Esta é mais uma das comedias simplistas do ator, desta vez em colaboração com o comediante Sebastian Maniscalo, numa especie de biopic. Esta comedia acabou por falhar na critica algo que tem sido habitual ultimamente com De Niro na comedia, e do ponto de vista comercial as coisas também não correram bem principalmente por conceito estar gasto.

Este e mais um filme de De Niro rezingão, num conhecimento de familia, uma especie de Meet the Parents com emigrantes italianos e num confronto social, o filme tem os cliches tipicos, os avanços e recuos, sendo que o humor fica sempre mais a cargo do protagonista do que de Niro que se limita a fazer as caras de mal disposto numa repetiçao de ideias que demonstra bem que alguns estudios de hollywood estao sem ideias.

Assim como The Machine previamente avaliado, o mal dos comediantes norte americanos, ou que fazem carreira naquele pais e a tentativa de se afirmarem de contar a sua historia com a chancela de um grande estudio, mas no final fica a ideia que ser engraçado em Stand Up nao e propriamente igual a fazer noventa minutos de filme resultar, e aqui quase nunca consegue.

Outro dos problemas do filme e que a nivel de comedia romantica as coisas também não correm bem, com ligeireza, com quimica nula entre as personagens que da num filme familiar de ocupar tempo, muito proximo de outros que ja vimos mas inferior a todos que vimos a tocar nos mesmos temas e com o mesmo registo.

O filme fala de um descendente de italianos que vai conhecer os pais da sua namorada, os quais são de classe alta, e decide levar nas ferias um rigido pai, associado ao trabalho e sovina que acaba por conduzir a choque social e de formas de vida que faz perigar as ambiçoes do relacionamento.

Sobre o argumento podemos dizer que é um dos argumentos de Meet the Parents adaptado ao contexto emigrante italiano e pouco mais. O filme tem alguns apontamentos comicos das divergencias sociais que quase nunca funcionam, como a maioria do filme em termos de apontamentos de humor.

Na realizaçao do projeto ficou Laura Terruso uma jovem realizadora quase desconhecida que tem um trabalho simplificado com pouco ou nenhum risco, com a comedia fisica quando é necessaria mas sem qualquer apontamento e assinatura que nao a retira do anonimato.

No cast de Niro é igual a tudo o que tem sido nas inumeras comedias que se tem dedicado e que acaba por no final ser a parte menos interessante da sua carreira. O protagonista Maniscalo pode funcionar como comediante como ator não funciona, não tem carisma para assumir o lado comico nem romantico do filme, quase sempre cumprido pela sua co protagonista Leslie Bibb muito mais confortavel na funçao.


O melhor - E um filme de processos simples.

O pior - Não consegue ser minimamente engraçado e ja vimos tudo isto


Avaliação - C-



No comments: