Wednesday, May 18, 2022

Deep Water

 Esta produçao gerou curiosidade por se assumir como um claro Thriller erotico algo que há muito tempo os filmes tinham alguma dificuldade em assumir. O segundo ponto que gerou alguma polemica foi o filme ser lançado diretamente em aplicações de streaming embora a dupla comercial de protagonistas e mesmo do seu realizador. Criticamente o filme recebeu criticas medianas que não lhe permitiu voos mais elevados, sendo que comercialmente o filme teve algum impacto na distribuição da Amazon embora seja um peso pesado em face dos seus protagonistas.

No que diz respeito ao filme temos uma abordagem proxima do que ja vimos nos filmes anteriores de Lynn no qual o mesmo conjuga o lado mais sexual das relações, com um lado mais obsessivo. O filme consegue conjugar bem os limites que estes temas levam as personagens, embora a forma como o filme assume as dinamicas do casal com estes pontos nem sempre nos pareça plausivel ou equilibrada, ficando sempre o filme com a ideia que na relaçao do casal fica muito por explorar.

Em termos do lado policial o filme e mais simplista, esconde pouco e tenta acima de tudo entrar na dinamica do jogo do gato e do rato que nem sempre e bem feito. Fica a ideia que o filme e sempre muito mais bem trabalhado nas dinamicas da personagem masculina do que feminina que se encontra sempre demasiado distante daquilo que e a comunicação direta com o espetador.

Por tudo isto parece que Deep Water falha alguns dos pontos em que prometia funcionar, como a sensualidade, nem sempre trabalhada, o lado mais escuro das perosonagens onde fica a ideia que apenas o lado masculino acaba por entrar, ficando a ideia clara que o filme sente-se tambem perdido na forma como nao aproveita as personagens secundarias, acabando o filme por ser demasiado mediano e com pouco relevo mesmo no genero.

A historia fala de um casal em que o homem aceita que a mulher se relacione com outros homens de forma a manter o casamento embora isso o incomode e ao longo do tempo torna tudo mais explosivo principalmente quando os amigos da mulher começam a falecer.

Em termos de argumento a historia ate podia ter alguns elementos de interesse na forma como aborda os lados mais negros das relaçoes e de cada personagem mas o filme tem muita dificuldade em encontrar os pontos de contactos entre os personagens e a narrativa acaba por ser demasiado simplista.

Lynn e um experiente realizador que acaba por dar a sensualidade conhecida ao seus filmes embora nunca tenha sido uma figura de primeira linha. Aqui temos isso, tenta principalmente na imagem de Armas potenciar essa sensualidade mas fica a ideia que nao e pela realizaçao que as coisas funcionam. As cenas de açao sao de fraca qualidade.

No cast Affleck parece surgir num reverso do seu Gone Girl sente-se confortavel no lado mais escuro da personagem e fica a ideia que e quem se sente mais confortavel com o papel. Armas ja a vimos com mais qualidade e mais sensualidade em filmes que exploram menos este ponto.

O melhor - Os lados obsuros do casal

O pior - A intriga e muito limitada


Avaliação - C



No comments: