Friday, May 20, 2022

The Bubble

 Judd Apptow e uma das figuras maiores da comedia norte americana o que faz com que por vezes arrisque um pouquinho mais nas suas abordagens e que estas nem sempre sejam do agrado da critica. Isso pode ser o que aconteceu com este peculiar The Bubble uma comedia que satiriza com o lock down e a forma como a industria respondeu a essa situação. Criticamente o filme foi um desastre completo, algo que não e comum numa carreira como do realizador e comercialmente o filme acabou por ficar contaminado por esta receção pouco interessante, acabando por ficar algo escondido na panoplia de projetos da Netflix.

O filme e uma satira arriscada, muitas vezes exagerada, descontrolada e nem sempre equilibrada mas que funciona no seu principalmente fundamento que é ser ridicula e divertida e isso o filme consegue. E daqueles filmes que nos faz rir mesmo com as situações mais simples. E um filme que nao tem medo de ser parvo, alias e na parvoice que tem o seu veiculo de comunicaçao e nesse particular e um filme que escolhe os pontos que quer ironizar, mesmo que isso custe ao filme uma real intriga ou algum lado mais adulto.

Claro que o filme principalmente pelo exagero de alguns pontos colocou-se de uma forma muito clara a disposiçao das criticas mais fortes e que nao resistiu ao seu estilo demasiado rebelde ou ao excesso de parvoice. E um estilo de humor que muitas vezes nao convence os mais tradicionais e neste caso isso foi claro. E obvio que e um filme que se leva muito pouco a serie e que isso impede-o de ser realmente marcante mas no final ficamos com a clara ideia que o filme conseguiu nos fazer rir.

E daqueles filmes arriscados para um realizador com algum portfolio como Apptow porque vai aos limites do humor e mesmo do bom gosto, mas claro que nas tematicas na critica interna e externa e mesmo na forma como acaba por dar pancada em muita gente fica a clara ideia de um filme irreverente que nos consegue divertir.

A historia segue a produçao de uma saga interminavel de um franchising de pessima qualidade em plena pandemia numa bolha de forma a impedir que o virus entre dentro do circuito. Contudo com o passar do tempo a obsessão com a proteçao acaba por colocar em causa cada um dos atores e membros da produçao.

Em termos de argumento a base ate podia ser adulta mas tudo e tratado de forma estapafurdia com um humor rebelde e infantil onde a logica e colocada de lado. O filme sabe trabalhar com isso principalmente no lado humoristico onde claramente funciona.

Na realizaçao Apptow e uma das figuras maiores da comedia com sucessos comerciais e criticos que tem aqui em termos de receçao o seu maior desastre. O filme tem risco, tem critica, e realizado com simplicidade ou mesmo com algum amadorismo pensado, mas isso nao caiu bem principalmente no lado mais tradicional de quem tanto gostou dos filmes anteriores de Apptow.

o cast e pensado na vertente comica e non sense que o filme quer ter e quem melhor que Duchovny e Pascal para matarealizar isso, com a ajuda de uma Gillan a ganhar peso no cinema comercial de Hollywood. Nao sendo papeis dificeis tem a cargo um humor exagerado que todos conseguem interpretar.


O melhor - O humor corrosivo do filme

O pior - E demasiado disparatado


Avaliação - C+



No comments: