Monday, May 16, 2022

Windfall

 Com o eclodir da pandemia de COVID 19 a industria do cinema teve de se reagrupar e organizar, principalmente nos meses de maior lockdown, dai que seja comum nos proximos tempos encontrar filmes mais circunscritos no espaço e em personagens. Este e mais um desses projetos, com o patrocinio da netflix numa especie de thriller psicologico. Em termos criticos a mediania não deu o impulso que talvez o filme e mesmo a carreira de  Mdcowell necessite, e comercialmente isso acabou por tornar o filme algo desprecebido na sempre visivel Netflix

Sobre o filme temos uma abordagem comum nos ultimos tempos que e colocar personagens num cenario numa situação limite que no inicio ate parece ser de facil resoluçao mas que acaba por se tornar rapidamente numa confusão e numa escalada de violência, o filme tem esse caminho bem definido mas fica a ideia que principalmente na explosao das personagens tirando a feminina todos tem dificuldade em encontrar o seu momento e o filme torna-se demasiado lume brando para o estilo.

O filme ate escolhe bem o contexto espacial. Uma casa de ferias, bonita num espaço unico que da boas imagens, mas e na aproximaçao entre personagens que o filme funciona pior. Fica a ideia clara que o filme exigia mais passado das personagens e mais ligaçoes para o impacto do seu desenvolvimento e mais que tudo o impacto das escolhas das personagens fosse outro.

Fica a ideia que o filme ate tem os condimentos necessários para funcionar mas tem dificuldade em fazer a sua historia resultar com o impacto estimado. Fica a ideia que as personagens deveriam crescer mais, dar-se mais a conhecer para alem do esteriótipo que as acompanha, e mesmo que acima de tudo o absurdo de muitas situações acabasse por ser ultrapassado pelo impacto e intensidade do conflito em crescendo.

A historia fala de um casal que ao entrar na sua casa de ferias percebe que a mesma esta ocupada por um ladrão sem grande jeito, mas cuja a dificuldade em resolver a situação entre cada uma das pontas acaba por conduzir a uma escalada de violência e mais que tudo na dificuldade em encontrarem o desfecho para a sua ponta solta.

Em termos de argumento o filme tem ingredientes principalmente na forma como as personagens podem entrar em conflito uma com as outras em face das características. O problema e que nem sempre o filme tem a arte para conduzir as personagens pelos caminhos certos e isso faz com que o filme tenha dificuldade principalmente na construçao da intriga.

McDowell e um realizador jovem que ja teve alguns trabalhos que foram bem recebidos mas que tem tido dificuldade em sublinhar a sua grande obra. Aqui ate escolhe bem o espaço mas nao consegue rentabilizar o seu arguimento numa componente estetica diferenciada e isso faz com que nao seja o passo necessario.

No cast o filme e rodeado por tres interpretes com caracteristicas diferentes com resultado tambem ele diferente. Segel tem estado esforçado em tentar entrar no mundo do drama mas tem dificuldades. Nao tem o impacto suficiente para descontruir uma imagem de muitos anos e aqui acaba por nao ser o filme para isso. Ao seu lado uma Collins com uma personagem que demora demasiado tempo a encontrar o seu impacto, estando os melhores a cargo de um sempre competente Plemmons.


O melhor  - O espaço

O pior - O filme nao imprimir o impacto e a intensidade mais cedo


Avaliação - C



 

No comments: