Friday, May 27, 2022

Ambulance

 Muitos ficaram surpreendidos quando este novo projeto do rei dos blockbusters Michael Bay foi lançado em Março sem a pompa e circunstancia que habitualmente está associado aos super projetos do realizador. Percebendo-se que pelo menos em termos de orçamento seria um filme com menos meios criticamente não existiram melhorias significativas com avaliaçoes excessivamente medianas. Em termos comerciais sem o carimbo dos super franchising o resultado foi desolador tornando-se no maior fiasco do realizador ate ao momento.

Sobre o filme podemos dizer que muitas vezes quando realizadores tarefeiros recuam nos orçamentos ou nos filmes de grande estudio, surgem algumas surpresas num maior risco do argumento e do conceito, o que aqui claramente não acontece. O que temos e um filme de mais de duas horas de um seguimento policial com todos efeitos e tiques de realização de Bay para o final idilico onde tudo acaba bem mesmo que o caminho tenha sido cheio de obstaculos.

Por tudo isto torna-se um filme aborrecido, previsivel, onde mesmo a forma com que Bay filme torna-se irritante e não trazem ao filme nada de ganho relevante. Fica a ideia que o filme mesmo em termos de intriga e preguiçoso, quer trabalhar nos personagens mas deixa-os sempre num terreno demasiado ambiguo para funcionar e o resultado final e um aborrecido e enorme em termos de duração filme de ação de qualidade duvidosa.

Ou seja um filme que segue o que Bay tem feito sem os efeitos ou a saga atrás de si. Desprovindo o filme do que realmente era diferenciador na carreira do realizador temos um filme chato, aborrecido, na maior parte das vezes exagerado e com um desenlace que demonstra bem como um argumento não deve desaguar.

A historia segue uma dupla de irmãos que assaltam um banco, mas depois de algo correr mal no transporte tem de ficar na posse de uma ambulancia onde começa um seguimento policial, sendo que no interior uma paramedica tenta salvar a vida de um policia baleado o qual e o melhor escudo para a dupla de assantantes.

Em termos de argumento um deserto de ideias, quer na conceção da historia, nas personagens e na forma como as mesmas não crescem, e na forma como no fim o filme acaba por tentar terminar com o bem para todas as personagens que realmente interessam, no argumento começam os grandes problemas do filme.

Na realizaçao Bay habituou-se a filmes grandes com muitos efeitos e com uma forma de transmitir as imagens que potenciassem ao maximo esses segmentos. Sem o lado gigantesco nos efeitos fica descabido o filme ir a procura desses momentos, o que o realizador faz e o trabalho fica claramente prejudicado num realizador claramente com pouco talento e muitos meios.

No cast eu confesso que me surpreende que Gylenhall tenha aceite este papel a todos os niveis, mas que demonstram uma fase menos interessante na carreira do ator. Gonzalez ja me parece mais destinada a este tipo de registo pouco exigente e de muita açao, enquanto Mateen II ainda tenta ganhar espaço embora me pareça que o talento esta la para personagens mais trabalhadas.


O melhor - A relação entre irmãos pouco explorada

O pior - A duração para o que o filme nos da


Avaliação - D+



No comments: