Saturday, February 12, 2022

The King's Man

 Depois do sucesso que este filme estiloso sobre serviços secretos britanicos teve no seu primeiro filme seria expectavel que o projeto fosse rentabilizado com a ja mais enfadonha sequela e agora com a sua prequela apostada em nos mostrar a origem de tudo o que vimos. Ao contrario do primeiro filme o filme falhou não so junto da critica com avaliações muito sofriveis mas também junto do publico que tornou o primeiro filme um sucesso e comercialmente principalmente nos EUA foi um autentico desastre.

Sobre o filme eu fui um fa declarado em tudo do primeiro filme, quer no protagonista, quer na irreverencia na realizaçao unica e no estilo, que o tornaram para mim num dos melhores produtos de açao dos ultimos anos. O problema de um sucesso e que a expetativa do que se segue e muito elevada e quer na sua sequela e nesta prequela tudo fica muito longe do que o primeiro filme conseguiu sobrando muito pouco do original, talvez mesmo so um Rasputine e a explicação da base de resto um filme sem sabor de açao com algum estilo e pouco mais.

A opçao de tentar construir uma historia de sucesso nao indo buscar qualquer personagem dos filmes anteriores e sempre uma manobra de risco que normalmente corre mal. Se bem que Fiennes poderia ser uma boa aquisiçao para o filme desde cedo se percebeu que a irreverencia seria presente a espaços e principalmente na narrativa e no humor o filme ficaria muito longo mesmo do anterior, talvez por pensar que se poderia levar a serio como filme de açao.

Assim um filme cinzento de açao que funciona melhor nas poucas ligações que faz ao primeiro filme com as cenas na loja e a cena final. O filme apenas numa cena consegue ir a irreverencia e originalidade de açao do primeiro filme, mas e muito pouco para um filme que na sua narrativa de origem tem muitas dificuldades em funcionar e o resultado sabe a muito pouco.

A historia fala de uma familia lord inglesa que acaba por tentar intrevir ao serviço da coroa britanica na anulação de uma guerra que poderia trazer prejuizo para todos conduzindo a formaçao de um serviço ultra secreto.

Em termos de argumento o filme fica muito aquem da originalidade que Vaugh ja nos deu noutros filmes. A intriga central acaba por nao ter muita continuidade parecendo demasiado segmentada. A ligaçao aos primeiros filmes limita-se ao ultimo momento e os twist acabam por ser pouco impressionantes.

Eu confesso que gosto de Vaugh como realizador, original, atual, corajoso, principalmente no primeiro Kingsman teve uma assinatura impactante que acabou por nao ter seguimento nos filmes que se seguiram, sendo este a sua obra menos interessante, mesmo indo ao filme de epoca um registo onde ja tinha algum treino. Necessita de encontrar um outro estilo de cinema para regressar a boa forma.

O filme exigia o lado mais rigoroso ingles qye Fiennes da embora longe do estilo muito mais impactante de Firth. A escolha de Dickinson como nova figura fica muito aquem ja que se denota alguma falta de carisma no jovem ator. Os melhores momentos vao para a iconica personagem de Ifans que o filme desaproveita rapidamente.


O melhor - Rasputine

O pior - A forma quebrada que o filme tem entre os seus segmentos


Avaliação - C-



 

No comments: