Monday, February 14, 2022

Don't Look Up

 Este seria sem duvida um dos filmes que mais expetativa criei quer pelo elenco de primeira linha recheado de super estrelas, e acima de tudo porque os ultimos filmes de Adam McCay foram talvez os filmes mais diferenciados e disruptivos dos ultimos anos tornando-o num realizador e argumentista singular que tem conquistado os mais diversos publicos no cinema e na televisao. Certo e que este filme teve uma muito fria receção critica para nao dizer pior. As avaliaçoes muito dispares acabaram por nao impedir que o filme se tornasse num dos nomeados para melhor filme, e comercialmente e talvez o maior sucesso de sempre da netflix.

Sobre o filme poderei começar por dizer que mesmo com as expetativas em alto o filme acabou por se tornar numa otima surpresa, com uma satira monumental sobre tudo e alguma coisa, quer na historia de base e a sua metafora para a forma como o mundo encara o aquecimento global ou mesmo apontamentos isolados que surgem no meio de conversas, e um filme original, irreverente, com uma mensagem forte e acima de tudo que diverte, tendo todos os ingredientes e mais alguns para o que um filme deve ser em termos de originalidade nos nosso dias.

CLaro que o filme cai no exagero e que isso possa por vezes fazer com que os mais ceticos nao levem a mensagem a serio mas se olharmos e filtrarmos muito do fogo de artificio que o filme tem, chegamos aos pontos todos, numa satira artistica em que todos os elementos de um filme estão no seu nivel mais elevado e resulta sem duvida num dos filmes mais marcantes do ano e sem duvida um dos melhores. Nao e um filme para todos, e claro que se tem de entrar no espirito de escarnio que o filme tem do primeiro ao ultimo minuto, mas se entrarmos sera certamente uma grande viagem.

Por tudo isto e claro que me parece que este Dont Look Up e para alem de um dos filmes mais arrojados dos ultimos anos, um dos filmes que mais capacidade me teve de enterter, juntando o lado de comedia mais fisica que Mcay cresceu com o lado indiscutivelmente mais satirico e politico num filme que nos podemos rir, mas temos tambem que refletir e muito.

A historia segue dois astronomos que descobrem que existe um cometa a caminho da terra com capacidade de colocar em causa a existencia da humanidade com a conhecemos. Nesse momento tentam alterar as autoridades sobre o que vai acontecer entrando num continuo de açoes e desinteresse.

Em termos de argumento Mcay tem uma capacidade unica de ser satirico com graça, de tornar os filmes simples e com um humor quase idiota em filmes com uma mensagem forte e ideologica que o tornam ao mesmo tempo comedias faceis de ver mas acima de tudo filmes para pensar e isso sao todos os atributos que fazem deste filme um dos argumentos do ano.

Tambem como realizador Mcay no seu risco e irreverencia tem ganho pontos. Talvez menos forte do que vimos principalmente em Big Short, ja temos uma assinatura bem patente de imagens rapidas, colagens, pontes entre a realidade e tudo o resto, num formato atual e dinamico que tambem na televisao ja teve frutos com a sua ligaçao a Succession.º

NO cast o filme e um passeio de estrelas, com os maiores louros a irem para um Di Caprio que consegue adaptar-se a um nivel elevadissimo a qualquer registo, a uma Lawrence que encontra na perfeiçao o registo que a personagem necessita, e acima de tudo um Hill que merecia melhor atençao, com os seus momentos unicos.

O melhor - Toda a mensagem e a forma como o filme nos transmite.

O pior - Adam McCay, ainda nao ser consensual.


Avaliação - A-



No comments: