Monday, February 21, 2022

Cyrano

Cyrano  de Bergerac e um dos livros mais icónicos da literatura mundial que já deu origem a diversos filmes, alguns com mais sucesso do que outros. Este ano surge mais uma adaptação sob a forma de musical  sob a forma de realização de Joe Wright  com ambições declaradas aos prémios, o que se tornou mais evidente depois das primeiras boas avaliações que o filme obteve em alguns festivais contudo o facto de romper com alguma tradição da história de base acabou por não ajudar o resultado final do filme. Em termos comerciais só agora o filme tera uma estreia mais condizente e apenas ai sera possivel perceber o real valor do filme.

A historia de Cyrano e uma historia tradicional, sobre o amor, muito na otica de uma literatura tradicionalista e poetica, que ja trouxe ao cinema alguns filmes de referência. Talvez por isso era com alguma reticencia que percebi que existiria mais uma adaptação, embora Wright por vezes consiga surpreender e desta vez fez em toda a linha. O filme e tecnicamente brilhante, mas acaba por ser na composição sonora com uma melodia brilhante e na excelente interpretaçao que leva o filme para uma dimensão de beleza poetica que me encheu totalmente as medidas.

O filme é acima de tudo bonito, porque aproveita aquilo que a historia tem de melhor, o seu romantismo e a sua beleza, para potenciar tudo isto numa opera de imagens pensadas ao detalhe onde Wright consegue conjugar o espirito tradicional por alguma rebeldia estetica, mas acima de tudo e a banda sonora, as musicas que preenchem toda a beleza da historia numa banda sonora pensada ao detalhe e que preenche os requisitos do tradicional e do atual.

Por tudo isto e pese embora seja um remake de uma historia ja conhecida e que quebre aos mesmo tempo alguns dos valores fixos da historia que poderá nao ser bem aceite por todos os que amam a obra, certo e que mesmo com uma historia de procedimentos simples, o filme e muito bom em quase todos os niveis e merecia sem duvida mais atenção. Criar o otimo e de glorificar transformar o bom em otimo tambem e o filme faz isso.

A historia e conhecida, uma pessoa feia por fora de nome Cyrano apaixona-se por Roxanne, contudo esta acaba por se apaixonar por um soldado com pouco jeito paras as palavras que recorre a Cyrano e as palavras deste para se aproximar e conquistar o seu grande amor.

Em termos de argumento a historia de base e conhecida, e pese embora surjam algumas alterações de principio no filme, toda a moral e mesmo o desenvolvimento narrativo e igual ao que já anteriormente tínhamos visto. Fica a sensação clara que a historia tem valor por si e o filme aproveita isso.

Na realização Joe Wright e um realizador de altos e baixos, que já conjugou bons trabalhos muito aperciados pela critica principalmente em ambientes de epoca e adaptações de historias iconicas, e mais uma vez é neste terreno que ele melhor trabalha. O filme e interessantissimo do ponto de vista estetico mas mesmo na abordagem musical e que devolve Wright ao melhor que ja vimos dele.

Tambem no cast o filme e uma gradavel surpresa, Dinklage da um recital de interpretação facial como poucas vezes vimos. Claro que nao e propriamente um cantor de referencia e isso torna a sua interpretação com algumas debilidades mas fica a clara ideia do que ele faz sobrava para a nomeaçao que nao conseguiu. Mesmo Bennet uma atriz que ainda não tinha conseguido sublinhar-se nos seus anteriores papeis, tem aqui o seu melhor papel, numa capacidade musical que fica na retina.


O melhor - A explendida banda sonora e musicalidade do filme.

O pior - Já vimos a historia, mas se calhar nao como desta vez


Avaliação - B+



No comments: