Thursday, September 30, 2021

Together

 Parece obvio que com o passar do tempo e quem sabe dos anos que o cinema se ira debruçar a fundo sobre aquilo que vivemos nos ultimos tempos com diversos filmes sobre a pandemia e mais do que tudo sobre o Lock Down que todos os nos fizemos a determinado momento. Um dos primeiros filmes a tocar nesse ponto foi este original Together. Pese embora a originalidade da abordagem a critica nao foi particularmente entusiasta com o projeto com avaliaçoes algo dispares. Do ponto de vista comercial, um filme muito ingles, tentou a sorte num mercado global mas ficou muito aquem do razoavel onde nem a experiencia de um Daldry conceituado salvou o filme.

Sobre o filme, a primeira nota com sublinhado e para a originalidade da abordagem, a forma como nos da uma drama familiar com duas personagens que de alguma forma falam com o espetador sobre as suas vivencias em diversas fases da resposta ao Covid um pouco por etapas da propria relação. Essa originalidade da abordagem e claramente diferente, não permite o filme adquirir grande ritmo mas permite bons momentos de interpretaçao principalmente nos monologos.

Claro que depois e num filme com 90 minutos este estilo limita o alcance real que o filme consegue teor e nesse particular e um filme pequeno que se centra nessa ideia. O filme tem algum do humor ingles a determinados momentos e muito reflexivo sobre os seus momentos mas sofre pelo estilo nunca permitir um filme maior e trabalhado.

Mesmo assim quer pelo tema atual, pela forma como consegue dividir o filme por segmentos bem divididos, mas principalmente pela originalidade da abordagem merce ser visto e aperciado, com uns segmentos melhor que outros ou nao fosse um filme declaradamente dividido, fica a clara ideia que e um filme que aproveita o tema para explorar um estilo e as coisas nao sendo brilhantes acabam por funcionar.

A historia fala de um casal com um filho, completamente em rutura ao longo de diversos momentos ao longo da pandemia e do confinamento com os pontos de vista de cada um deles a cada momento, como um briefing da propria relaçao.

O filme tem um argumento muito competente que se traduz na originalidade da abordagem mas tambem na forma como o mesmo consegue bons dialogos quer entre as personagens ou mesmo os monologos com os espetadores. Pode cair em momentos em algum cliche em alguns temas mas o resultado do argumento acaba por ser um dos vetores mais fortes do filme.

Na realizaçao Daldry foi um realizador que surgiu muito repentinamente mas que se tornou num realizador competente, mas algo tarefeiro dentro da tradiçao inglesa. Depois de algum tempo perido a experiencia em The Crown trouxe-lhe novamente o sucesso num genero diferente e aqui arriscou embora num filme sem o impacto de outros.

No cast um filme a dois, um McAvoy com intensidade e recursos que ainda perde por nao consistencia total. Fica a ideia que alguns momentos sao muito melhor que outros e isso leva a que exista algum desiquilibrio, embora tenha bastantes recursos que o fazem um dos actores do momento. Ao seu lado Sharon Horgan uma quase desconhecida que tem um papel mais simples deixando espaço ao seu companheiro de elenco.


O melhor - A originalidade da abordagem

O pior - Cai nos temas obvios


Avaliação - B-

No comments: