Sunday, September 26, 2021

The Starling

 Num ano em que a netflix esta novamente apostada em lutar ate a exaustao pelos premios da academia o arranque nessa luta poderia ser este comovente filme de Melfi, principalmente depois do sucesso do utlimo filme do realizador. Esta ida de Mccarthy ao drama profundo que no passado foi reconhecido o sucesso tornou-se no entanto num rotundo falhanço critico com avaliaçoes muito negativas que colocaram de parte qualquer tipo de ambiçao do filme. Tambem em termos comerciais e com as avaliaçoes negativas dificilmente teremos aqui um sucesso da aplicaçao.

Sobre o filme podemos dizer que temos um drama intenso que se debruça num dos piores acontecimentos possiveis que e a morte de um bebe pelo sindrome de morte subita, o filme fala das duas reaçoes distintas dos progenitores e principalmente na simbologia da ligaçao da personagem a um curioso passaro que passa a habitar na sua casa. O filme tem um valor metaforico interessante mas no desenvolvimento narrativo pouco mais temos do que o drama facil e intenso que poderia ser contornado com um argumento mais capaz.

Claro que e um filme que pelo tema em si tem um impacto emocional de tristeza, cabia ao filme reconstruir nao so as personagens mas tambem as emoçoes que vai dando ao espetador e ai o filme falha porque as novas emoçoes criadas nunca conseguem ter qualquer impacto imediato e mesmo no reconstruir tudo nos parece pouco coeso para aquilo que as personagens ou mesmo o filme necessitava.

Resulta assim um drama com um pressuposto intenso que poderia funcionar mas que na sua organização acaba por ter pouco mais do que a ideia e uma serie de sequencias para a emoçao facil. Mesmo a introduçao do passaro e da sua metafora fica bem melhor na ideia do que na execução. Fica a ideia tambem que o filme se debruça sobre o lado menos interessante do casal.

A historia fala de um casal o qual tenta reagir à adversidade da morte de uma filha bebe. Enquanto o homem procura ajuda especializada num centro de recuperação a mae permanece em casa tentanto reconstruir a sua vida de base, com a ligaçao a um veterinario ex-psicologo.

EM termos de argumento temos uma historia intensa, pesada e dramatica que o filme nos da precisamente dessa forma. O problema e que o processo passava por uma alteraçao gradual da toada do filme que o filme nunca consegue transmitir, muito por culpa de processos nem sempre bem trabalhados.

Na realizaçao Melfi era um realizador em expansao depois do sucesso de Hidden Figures mas que aqui parece voltar a um cinema de base de pouco ou nenhum impacto. Ficava a ideia que poderia ir mais longe em termos de carreira mas este filme e um claro passo atras.

No cast Mccarthy e uma actriz de comedia que por vezes arrisca e com sucesso no drama. A sua personagem tem bons elementos mas fica a ideia que o guião nao aproveita a sua intensidade dramatica dando sempre demasiadas aproximaçoes a sua interpretaçao de comedia fisica. Bem melhor um O Dowd tambem de comedia que tem momentos de boa intensidade e que com um filme mais forte criticamente poderia ter algumas menções.


O melhor - O lado da reação dele.

O pior - Assumir que aqui Mccarthy tinha de ser so drama


Avaliação - C-



No comments: