Thursday, September 30, 2021

The Prisioners of Ghostland

 É dificil perceber naquilo que a carreira de Nicholas Cage se tornou. Podemos considerar que o alto elevado numero de filmes por ano, marcado por produçoes de qualidade mais que duvidosa em que muitos dos filmes se tornam de culto por serem deliberadamente absurdos tornou nos ultimos tempos a carreira de Cage um caso de estudo. Este ano e depois de ter voltado a algum brilho com o aclamado Pig eis que surge este estranhissimo filme que acabou por ser melhor recebido criticamente do que pelas pessoas em si e do ponto de vista comercial simplesmente não existiu.

Sobre o filme, e de uma forma muito pessoal, quando vi Pig fiquei com a sensação que Cage poderia regressar a um nivel mais aceitavel dos seus filmes, que rapidamente este filme acaba por deitar por terra. Este e uma daquelas obras de uma excentricidade de tal forma total que tira qualquer sentido ou mesmo qualquer tipo de análise ja que o absurdo narrativo e tal que se torna incomrpreensivel e questionamos o que passou na cabeça de quem fez este filme.

Em termos estéticos o filme ate poderá ter alguns apontamentos diferenciados mas isso cai totalmente no vazio numa historia completamente absurda e sem sentido a qual e preenchida por um recheio de detalhes ainda mais absurdos que chega a ser cómico, embora tenha duvidas que tal seja o objetivo do filme. Tudo se torna numa espécie de obra gótica absurda que pouco tem de artístico e muito menos tem de criativo, ficando sempre a ideia que o objetivo da obra e ser absurda.

Ou seja um daqueles filmes que nos ficam na retina pela falta de qualquer tipo de objetividade ou mesmo de clareza. Que marca pelo aburdo da maior parte da sequencia de imagem que vemos e pela forma como nao conseguimos interligar a informação. Por tudo isto pouco ou mais se poderá analisar este filme do que um desastre completo a todos os niveis.

A historia fala de um assassino que tem como missão para sobreviver ir a procura a uma espaço particularmente perigoso de uma sobrinha de um lider, onde vai ter de se deparar com um espaço recheado de particularidade.

O argumento é um autentico atentado a qualquer lógica que estamos habituados o que preenche não so a historia de base completamente disparatada, pouco interessante e sem sentido, bem como os detalhes de construção de personagens, dialogos e afins que tornam tudo um deploravel conjunto de ideias sem qualquer tipo de organização.

Na realizaçao Sion Sono tem a extravagancia do cinema oriental com muita cor, muita rebeldia e pouco sentido, mas o filme torna-se muito dificil de ver, ainda que com alguns detalhes concetuais que poderiam ser interessantes fosse o argumento capaz de ter alguma comunicação com o espetador.

Sobre o cast temos um Cage igual a si proprio nos ultimos tempos, desligado, fisico pouco ou nada comprometido e uma Boutella que ja teve um espaço de maior atenção e que agora resiste em filmes de segundo nivel, a qual aqui tem apenas um trabalho mais fisico.


O melhor - Alguns cenarios e construções de espaços

O pior - Nao ser possivel de seguir


Avaliação - D-

No comments: