Thursday, September 16, 2021

Malignat

James Wan tornou-se nos últimos anos talvez a maior referência do cinema de terror colecionando projetos e franchising de grande sucesso que chamaram sempre a atenção pela sua formula de realização diferenciada que fornecia o impacto maior de cada sequencia. Depois de uma passagem por filmes de ação de grande estúdio, regressou este ano ao ponto de partida com mais um inicio. O resultado deste estranho filme não foi no entanto o esperado, ficando longe daquilo que conseguiu em termos de receção critica em filmes anteriores, sendo a estreia partilhada entre a hbo max e os cinemas uma escolha que também não foi feliz principalmente porque nao conseguiu cativar muita gente no cinema.

Sobre o filme James Wan sabe realizar como poucos e embora com um estilo diferente daquilo que nos habituou, sem a assinatura dos cenários esteticamente assustadores, optando por uma realização mais movimentada mas que serve os propósitos do filme, falha essencialmente no absurdo do argumento num misto de terror e horror com muito sangue à mistura não deixa de espantar a falta de sentido do argumento e afinal de contas da historia que o filme estranhamente quer contar.

Se existia alguém que poderia fazer pelo menos esteticamente um filme como este funcionar seria Wan, contudo e fruto dos filmes mais recentes do realizador fica a ideia que o mesmo fica num meio termo entre o terror e a ação e isso acaba por não ser suficiente para potenciar uma ideia descabida e mais que tudo foi incapaz de chamar a si protagonistas com dimensão que criassem a expetativa de algo maior.

Por tudo isto Malignant e um sofrível filme de terror, longe dos conceitos e das assinaturas que Wan nos últimos anos criou e que deu origem a diversos géneros e franchisings de terror com sucesso. Aqui temos um misto de policial de baixa qualidade e terror que pouco consegue impactar ficando apenas na retina imagens duras e pouco mais.

A historia fala de uma mulher que e capaz de ter visões sobre homicidios que ocorrer por parte de um estranho ser que poderá estar proximo do seu passado e que começa uma investigação de forma a perceber quem sera tão estranho ser.

O argumento e o calcanhar de aquiles em todas as vertentes do filme, uma historia sem grande sentido, que chega a desenlaces absurdos e que fica sempre a ideia que se perde em justificações no sentido de fazer imperar o horror das imagens, o que e curto para Wan e mesmo para o terror nos dias de hoje.

Na realizaçao Wan ja criou um estilo proprio e podera ser facilmente considerado o senhor terror dos nossos dias. Nos ultimos tempos parece no entanto andar a deambular por grandes produções sem grande sucesso e o terror onde tem perdido algum fulgor, necessita rapidamente de uma obra de referencia.

No cast o filme apostou por um elenco sem grandes estrelas dando a Wallis o protagonismo maior, num personagem que acima de tudo procura o fulgor fisico que consegue entregar embora no lado dicotomico parece-me que o filme não recolhe o melhor da actriz. Em lado secundário pouco de relevante


O melhor - A realizaçao

O pior - O estapafurdio da historia


Avaliação - C-



No comments: