Sunday, September 05, 2021

Don't Breathe 2

 Cinco anos depois de Fede Alvarez ter surpreendido o mundo do terror com o claustrofibico Don't Breathe, filme que resultou bastante bem não só em termos comerciais mas acima de tudo em termos criticos eis que surge a sua natural sequela, apostada em rentabilizar ao maximo a personagem de Blind Man. Pese embora a presença do elemento mais carismatico do primeiro filme e o mesmo indice de violencia este filme resultou bem pior desde logo criticamente com avaliaçoes muito mais medianas e mais proxima da maior parte dos projetos de terror. Tambem comercialmente, mas aqui condicionado pela pandemia o resultado de bilheteira foi bem mais modesto e podera aqui terminar com a saga.

Sobre o filme podemos dizer que o primeiro filme surpreendia acima de tudo por nao sabermos nada da personagem central. Aqui temos desde logo uma inversão de lado, a personagem que era o vilao e o elemento de terror do filme e agora um quase heroi a resgate de uma menor que cuidou, o que tira muito do peso psicologico que alimentou o terror do primeiro filme, e que sinceramente parece tudo menos a melhor opçao para a personagem e muito do peso de terror que o filme poderia ter fica aqui algo condicionado.

Em termos de guiao assim como no primeiro filme, embora sem o elemento surpresa temos um filme com uma unica premissa de jogo do gato e do rato com os elementos definidos no inicio. O filme tenta dar alguns twis sobre os apontamentos de cada lado, mas acaba por desistir focando o lado bom e mau de uma forma definitiva que torna o filme de serie b completa sem grandes explicaçoes e dando espaço a violencia gratuita que o filme nos quer dar.

Por tudo isto e sem os elementos surpresas que tornaram o primeiro filme marcante temos um fraquinho filme de terror que joga muito mais pela violencia de imagem do que pelo suspense, e acima de tudo muito pouco condimento que o diferencie de outros filmes do genero, mesmo considerando que a personagem de Blind Man, bem trabalhada por Lang teve o carisma necessario para amedrontar, principalmente no primeiro filme.

A historia segue o Blind Man, oito anos depois do primeiro filme, agora com uma menor a seu cargo que tomou conta depois de um incendio de num armazem de droga. Tudo fica desorganizado quando um grupo chega junto da moradia e tudo faz para tomar conta da menor contra o interesse do protagonista.

Se o primeiro filme era curto em termos de principios narrativos este acaba por ser ainda mais. pouca premissa, poucos elementos narrativos, algumas tentativas de twist que acabam por ser rapidamente abandonados faz com que o argumento seja o parente pobre do filme, o que alias e comum em filmes deste genero.

Alvarez passou a batuta da realizaçao a um estreante Sayagues que tinha produzido consigo o primeiro filme e o resultado e claramente inferior, principalmente naquilo que as imagens fazem impactar em termos de terror. Parece claramente curto o impacto mesmo que os cenarios sejam bem escolhidos. Ao contrario de Alvarez parece que nao sera este o filme que colocara o realizador no mapa.

No cast, Lang repete o seu papel mais iconico e a sua disponibilidade e fisionomia funciona muito bem no impacto que o filme quer ter em termos de terror psicologico. Nos secundarios uma serie de desconhecidos que nada influenciam o decurso do filme.


O melhor - Blind "Lang" Man


O pior - A incapacidade de trazer elementos diferenciadores que substituem o que nao poderia regressar do primento


Avaliação - C-



No comments: