Thursday, May 14, 2020

The Hall of It

Numa altura em que a Netlix se encontra no olho do falcão a produtora e distribuidora de conteudos tem tentado estar ao rubro com diversos filmes lançados de forma a dar conteudos aos seus assinantes. Um desses filmes foi este filme de adolescentes que foi uma das sensações do ultimo Tribecca Film Festival, que pese embora não tenha propriamente figuras comerciais de referência acabou por ser um dos sucessos criticos do ano e tem nos ultimos dias sido um dos filmes mais visto da aplicação.
O filme no seu inicio pode ser demasiado semelhante aos filmes basicos do liceu norte americano com diversos chavões nas suas personagens mas rapidamente a sua simplicidade de procedimentos e mais que isso o significado de algumas interações e de algumas personagens vão tornando o filme particularmente diferente, não só por tratar igual o amor heterossexual e homossexual sempre no prisma na experiencia da adolescencia, mas acima de tudo porque toca noutros pontos como a interioridade do contexto ou mesmo a imigração.
Nao sendo uma obra prima, que é obvio que não é este pequeno filme torna-se num prazer simples, que na sua simplicidade acaba por ter os seus maiores beneficios. Fica mesmo a ideia que o filme e catapultado tambem por os jovens actores algo desconhecidos mas que encaixam perfeitamente no papel e na imagem que o filme quer dar de cada um deles.
Ou seja um daqueles filmes pequenos que merece por completo o destaque que esta a ter, demonstrando que nem sempre é necessário os filmes de adolescentes se tornarem em cliches sem conteudos apostado na gargalhada facil. O filme nao foge ao esteriotipo em questão mas neste caso parece o usar da melhor maneira possivel.
A historia fala de um trinagulo amoroso, constituido por um atleta pouco culto, uma jovem asiatica culta homossexual mas desintegrada do contexto escolar e uma rapariga popular presa aos condicionalismos de ser filha do pregador da pequena aldeia,
Em termos de argumento sem nunca fugir aos chvões tipicos dos filmes deste genero o filme consegue os agrupar de uma forma diferenciadora e que o torna interessante nos diversos temas que não tem medo de abordar e que na maior parte do tempo até consegue funcionar na sua forma de trabalhar. Nao e propriamente uma obra prima criativa mas no que se propoem o filme funciona.
Na realizaçao Alice Wu despois de diversos anos paradas regressa com uma obra que mais de brilhante e filmada de uma forma intimista para dar o lado pessoas das personagens.A escolha sem ser brilhante funciona e muitas vezes neste genero acaba por ser dificil.
No cast o conjunto de jovens quase desconhecidos que o filme tem a encabeçar funciona perfeitamente, com destaque maior para o jovem Daniel Diermer que nos da uma personagem com valor comico e emocional interessante com uma espontaniedade que normalmente e sinonimo de sucesso. O cast jovem e uma das alavancas do filme para o seu resultado.

O melhor - O termos um filme de adolescentes denso e refrescante

O pior - Continua a ter alguns chavões do genero

Avaliação - B

No comments: