Thursday, May 07, 2020

The Quarry

Numa altura em que os cinemas estão fechados, alguns dos filmes que irião estrear ainda que com menos expansão acabaram por ser automaticamente enviados para o VOD, e assim cumprirem a sua parte, foi o que aconteceu com este pequeno filme passado num contexto da america profunda. Criticamente as coisas não foram brilhantes com avaliações medianas e em termos de impacto comercial, tendo em conta aquilo que foi sendo lançado nos ultimos tempos, também esteve longe do sucesso.
Sobre o filme podemos dizer que o seu maior trunfo ainda que não permita por si so salvar o filme ou leva-lo para grandes niveis de desempenho, encontra-se associado ao contexto fisico, espacial e cultural onde o mesmo se passa, não so por ser a america profunda distante daquio que percebemos de um pais tao grande, mas acima de tudo o problema de emigraçao bem patente.
Contudo a intriga e principalmente a conjugação intelectual entre o drama a investigação e o lado lirtugico fazem com que o filme com tantos recursos acaba por nunca ter o impacto desejado no que diz respeito a intensidade da sua intriga adormecendo-se no pensamento e nos lados reflexivos dos personagens. Fica a ideia que o filme poderia e deveria ter mais impacto naquilo que fosse o seu impacto da sua evoluçao narrativa.
Ou seja um daqueles filmes pequenos, intensos nas personagens mas cuja definiçao parece-nos ser algo curta. Um filme de pequeno alcance com uma riqueza moral que esta presente mas fica a ideia que algumas personagens acabam por nunca ser na verdade desenvolvidas e isso torna-o algo lento em termos de ritmo.
A historia fala de um foragido que apos matar um pregador a caminho de uma pequena cidade assume a sua identidade tornando-se a referencia religiosa da mesma, até que o corpo aparece e a investigação de tal morte começa a consumir todos os envolvidos.
Em termos de argumento parece-me que temos um filme que poderia e deveria dar mais das suas personagens para funcionar. A intriga embora com alguma moratoria, acaba por satisfazer sem no entanto em momento algum ser de impacto forte.
Na realização Scott Teems e um realizador indie ainda quase desconhecido que teve como maior virtude neste trabalho a contextualização do espaço do initerior norte americano fronteiriço e dos problemas que dai surgem. E uma abordagem pequena mas parece-me que isso funciona para os objetivos do filme.
No cast Whigham e um ator intenso ainda sem grande visibilidade mas que merece algum destaque. Tem uma interpretaçao introspetiva que funciona naquilo que o filme quer dele, notando-se que e um actor a ganhar dimensao pese embora nao seja particularmente novo. Shannon parece perder por ter uma personagem algo linear.

O melhor - O interior norte americano profundo

O pior - A falta de ritmo quando o filme acelera na intriga

Avaliação - C+

No comments: