Thursday, September 26, 2019

Crawl

Nos ultimos tempos tem surgido algumas produções de media dimensão que apostam essencialmente em filmes de animais carniveros e a tentativa das suas presas humanas sobreviverem. Vimos isso em Piranhas, e agora com corcodilos neste pequeno filme. Criticamente as coisas ate não correram mal ao filme com avaliações razoaveis tendo em conta o proposto no filme. Comercialmente para um filme declaradamente serie B e de uma estrutura simplista as coisas ate foram eficazes principalmente tendo em conta que não tem nenhuma figura de primeira linha.
Sobre o filme temos um filme obvio, que nao perde muito tempo em detalhes como personagens, historias ou afins, rapidamente o filme quer colocar duas personagens num contexto de terror e depois jogar com isso. Acaba por ser objetivo embora nos pareça demasiado pobre e demasiado serie B para o estado do cinema atual, porque na essencia temos apenas hora e meia do jogo do gato e do rato entre duas personagens e uns crocodilos com alguma fome.
Do ponto de vista de produçao e um filme com muito sangue, como nao podia deixar de ser para o estilo funcionar. Quanto aos animais os mesmos tem algum realismo, embora nem sempre os momentos de confronto nos pareçam totalmente fortes nesta vertente, concretamente no impacto da ação dos animais nas suas presas.
Na parte final temos o erro que a maior parte dos filmes deste genero acabam por ter, que e o exagero em busca da salvação. Aqui para além de exagerado o filme nao consegue ter coerencia entre situações, ora dotando os animais de um poder exagerado ora limitando-os a espaço de facil escape.
A historia fala de uma jovem que no meio de uma tempestade tenta resgatar o seu exigente pai, numa altura em que ambos ficam cercados pela subida das aguas no subsolo da residência, altura em que ali começam a surgir alguns crocodilos com vontade de cobrir a sua fome.
Em termos de argumento o filme basicamente não existe, ou seja, temos uma serie de personagens que sao colocados num local para resisitir ou nao as investidas de animais ferozes sem mais nem menos. E objetivo para aquilo que o filme quer de si, mas muito pobre para o contexto do cinema atual.
Na realizaçao Aja é um realizador frances que se tem dedicado ao cinema de terror e mais recente de horror, onde nao tem sido particularmente eficaz. Neste filme parece-nos fazer funcionar o lado mais sanguinário embora no que diz respeito a catástrofe o filme e demasiado ligado ao digital. Não me parece um realizador de primeira linha.
No cast o filme acaba por ser um dueto mais físico  do que de interpretação. Scodelario parece-nos uma atriz mais de ação do que propriamente com recursos interpretativos de excelencia. Já Pepper já teve em todos os niveis mais forte parece-nos algo afastado da primeira linha e isso percebe-se na sua interpretação.

O melhor - O lado mais sanguinário

O pior - O filme tem um argumento reduzido ao maximo


Avaliação - C-

No comments: