Wednesday, September 04, 2019

Swinging Safari

Nos ultimos anos o cinema australiano tem sido prodigo mais do que nos dar filmes de referencia potenciar atores de primeira linha que acabam por se tornar figuras maiores da industria de hollywood. Este filme e um produto de uma comedia australiana, algo diferenciada quando comparada com outros que conseguiu conquistar a critica com avaliações postivas embora incapazes de tornar o filme totalmente internacional. Em termos comerciais na Australia as coisas ate funcionaram nao sendo um filme com capital de confiança para outros mercados.
Sobre o filme e obvio que estamos perante uma abordagem diferenciada e muitas vezes com um humor inteligente de uma comunidade. Claro que para efeitos de comedia muitas vezes o filme cai no exagero mas parece que o mesmo serve e bem os propositos humoristicos e satiricos que o filme se propoem, sempre com um estilo de realizaçao proprio que diferencia o filme mesmo tornando-o o objeto de risco.
Eu confesso que o filme tem demasiado ruido, demasiadas personagens sem que algumas acrescentem alguma mais valia ao filme. Com algum filtro desse ruido esta seria uma comedia original, interessante, muito na onde de uma vaga de comedias sem grande sentido mas originais que tem conquistado algum espaço na critica especializada. Para alem disso os bonecos mesmo com os seus exageros tornam o filme divertido e este filme uma dos filmes a ver do espectro independente.
No final o filme poderia ser mais objetivo para vincar a sua ideia, quer um final mais iconico do que funcional que leva o filme para um resultado final mais moderado. Fica a ideia que o exercicio de estilo esta la mas narrativamente mesmo com o seu caracter diferenciado o filme poderia ser mais organizado. Em suma um filme para ver embora com alguns problemas.
A historia fala de tres familias com estilos muito proprios que acabam por numa comunidade pequena interagir constantemente uns com os outros num estilo de loucura sem limites que acaba por se tornar mais potenciado quando uma baleia da a costa da praia usada por todos.
Em termos de argumento o filme é algo confuso com excesso de personagens e dialogos que se perdem no meio de tanto ruido. O filme consegue ser engraçado na sua especificidade embora seja claro que e no argumento e no seu significado que residem os maiores problemas do filme.
O filme tem um caracter estetico proprio numa realizaçao original e funcional.Stephen Elliot e um desconhecido realizador australiano que tem aqui um bom cartão de visita ja que se existe um aspeto onde o filme melhor funciona e na sua realizaçao e no seu estilo estetico.
No cast um recheio de atores dedicados ao cinema australiano que mais que personagens tem bonecos que dão funcionalidade ao lado satirico do filme. Nao e um filme de personagens embora todos acabem por encaixar bem no estilo rebelde do filme.

O melhor - O estilo estetico do filme.

O pior - Muito ruido tira-lhe alguma objetividade

Avaliação - B-

No comments: