Friday, September 06, 2019

Driven

Existem casos em Hollywood que ficamos estupfactos como demoram tanto tempo em serem retratados no cinema. UM caso claro deste tipo de situações foi a batalha legal e mais que isso a polemica relacionada com John DeLorean e principalmente a sua ligação ao mundo da cocaina. O ano passado surgiu um filme decidido a retratar esta situação e apresentado no festival de Toronto. Criticamente a mediania acabou por colocar em causa o sucesso do filme que comercialmente demorou quase um ano a ser lançado sem qualquer tipo de sucesso.
Desde logo parece-me que um dos segredos para fazer um bom filme de uma situação é ter os ingredientes corretos quer na abordagem narrativa, nem sempre facil ja que assumir a linearidade da trama pode ser simples de mais, e dar-lhe os perfeitos interlocutores, o que neste caso não funcionou porque o filme quis ter um caracter mais comico de uma situação que na realidade esta longe de ter qualquer graça. Este e o maior problema do filme, ir para uma abordagem completamente fora daquilo que o filme quer dar.
E este problema está presente não apenas na forma como os dialogos são construdos, sem grande profundidade mas acima de tudo nas caracterizações extremamente exageradas das personagens. Salva o filme a historia ser complexa e interessante com os seus vetores, e que o filme se va simplificando no seu fim, e torna pelo menos algo interessante naquilo que foi as sequelas dos acontecimentos.
A mais valia do filme acaba por ser mesmo o miticismo implicito ao carro DeLorean e a forma como o filme, ainda que de leve aborda a construção, produçao e problemas na sua concretização. Fica a ideia que o filme consegue nesse parametro ser competente mas no resto não consegue encontrar o seu sitio enquanto genero.
A historia fala do famoso empresario do ramo automovel, John Delorean e a ligação com um burlão contratado pela policia que o vai conduzir a um negocio relacionado com cocaina de forma a tentar salvar a produçao do seu projeto de sonho.
Em termos de argumento temos um dos casos em que a historia de base e muito melhor do que aquilo que o argumento acaba por fazer dela. O problema do filme e tentar suavizar e mesmo ridicularizar o que nao deveria ser feito. O filme tenta ter graça o problema e que nao tinha nenhuma base para o ter e contamina por completo o argumento.
Na realizaçao Nick Hamm e um realizador que conseguiu algum conceito recente na critica principalmente britanica, mas na realizaçao deste filme perde principalmente na caracterizaçao fisica dos personagens. Existem momentos em que chega a ser absurdo o que nao e propriamente uma mais valia num filme que nos relata algo tao particular. Talvez por isso nunca tenha conseguido ter uma carreira consistente no cinema,.
E no cast que reside o primeiro problema escolher Sudekis para titular um filme como este é um erro inacreditavel a nao ser que conseguisse transformá-lo enquanto ator, o que o filme nao consegue. O que acontece e que todos os restantes atores embarcam no registo comico pouco profundo do seu colega de reparto, principalmente Stoll. Salva-se a espaços a construçao de Pace do empresario mediatico

O melhor - O proprio carro

O pior - O filme querer fazer comedia de algo que nao tem base alguma para o ser

Avaliação - C

No comments: