Friday, January 19, 2018

Thank You For Your Service

Em face da multiplicação de generos em hollywood existem autores que se dedicam de corpo e alma a uma causa. Jason Hall argumentista reconhecido de American Sniper decidiu estrear-se na realização com um filme sobre o mesmo tema, ou seja o pos guerra nos soldados. AO contrario do seu anterior filme enquanto argumentista este conseguiu criticas positivas mas insuficiente para o impulsionar na corrida para os premios. Outro dos factores onde o filme acabou por desiludir em toda a linha foi comercialmente com resultados muito residuais tendo em conta alguma distribuição.
Sobre o filme eu confesso que atualmente é facil perceber que os EUA estão mais preocupados com o pos guerra e as suas sequelas naqueles que regressaram do que propriamente relatar as suas façanhas em terreno de guerra. E nisso temos um filme competente, e acusatório, na forma como denuncia a lentidão e a falta de recursos de apoio aqueles que lutaram pelo pais. Nisso parece-me um filme com um valor muito interessante naquilo que nos da a conhecer, e naquilo que realmente significa, e muitas vezes este deve ser o objetivos primario de qualquer filme, e este consegue fazé-lo.
Em termos narrativos contudo parece-me um filme menor, algo repetitivo nas oscilações dos personagens, que acenta arraiais num personagem menos interessante que os secundarios, e aqui pode ter existido algum erro na prespetiva, ja que ficamos sempre com a ideia que os outros companheiros teriam muito mais para contar. Mas mesmo assim o filme consegue ter bons momentos de intensidade dramatica e de conflito interno dos personagens que é bem potenciado no filme.
Pese embora o filme nos satisfaça e nos transmita algo forte acaba por ir por caminhos demasiado obvios quer na sua conclusão quer em alguns pontos que nao sao explicados. Não sendo uma grande produçao e isso e percetivel nas sequencias de guerra, e um filme interessante que nos mostra uma faceta dos EUA que muitos desconhecmos e que nos deixa a pensar.
O filme segue tres ex-combatentes na guerra do IRaque que ao regressar a sua terra e as suas familias começam a sentir os sintomas de terem estado num palco de guerra, para alguem de todas as dificuldades sociais inerentes ao facto de estarem fora da sociedade que os acolhe de novo.
Em termos de argumento é um filme que significa muito mais do que propriamente aquilo que internamento é. Ou seja a mensagem, o lado social do filme é bem melhor do que a narrativa, os personagens e os dialogos que o preenchem. Mas parece-me um filme com um objetivo pronto que o consegue cumprir.
EM termos de realizaçao temos um filme simples, sem grande realismo nas sequencias de guerra, mais pensado para o lado emocional. Não sendo uma obra de grande explosão acaba por ser um filme interessante pelo balanço entre a guerra e o sentimentalismo posterior.
No cast penso que nem sempre o filme é bem interpretado. Teller parece cair muitas vezes num overacting que não impressiona num papel que poderia ter tido outro reconhecimento. Nos secundários Bennet também da sempre a ideia de estar desligada do filme, mas aqui penso que o problame esta na definiçao da personagem, estando o melhor do filme para Koale com a personagem mais intensa do filme.

O melhor - A mensagem politica inerente ao filme

O pior - Um climax demasiado obvio

Avaliação - B-

No comments: