Thursday, January 11, 2018

Lucky

O cinema por vezes te factos que são completamente inexplicaveis, só assim se consegue entender que Harry Dean Stanton tenha esperado 91 anos para ter um filme onde é verdadeiramente protagonista e com um grande sucesso critico, e que tenha falecido antes da estreia do filme. Este pequeno filme que marca a estreia como realizador do ator John Carrol Lynch foi recebido com criticas positivas, muito por culpa da interpretação do veterano actor. Comercialmente mesmo potenciado por estas avaliações os resultados acabaram por ser pouco significativos.
SObre o filme Lucky é um daqueles pequenos filmes independentes  sobre uma personagem, neste caso um idoso que até então percebia a sua frescura fisica e principalmente intelectual, mas que começa a perceber a proximidade do fim e das suas limitações. O filme é isto, tendo mais um ou outro apontamento paralalelo que funciona mais que curiosidade do que motor da rotina, o filme é um one man show, de uma personagem marcante principalmente pela conjugação da idade, aspeto fisico e desenvolvimento intlectual.
Provavelmente poucos falariam deste filme para alem do facto impressionante de ver um actor de 91 anos com tanto tempo de seguida no ecra, e mais que isso pela forma como algumas conversas e mesmo momentos a solo da personagem acabam por alimentar a curiosidade de um filme quase sempre de ritmo lento com uma mensagem positiva mesmo na terceira idade, mas que tem uma dimensão limitada em termos do que pode signficar.
Em face dos acontecimentos posteriores fica a homenagem a um actor com uma carreira longa, que nunca teve grandes chances para ser uma figura inicial de hollywood e que guardou para o fim o seu maior apontamento. O filme acaba por ser essa homenagem já que não é mais do que Lucky e tudo o resto.
A historia fala de um homem sozinho proximo dos cem anos, que continua a ter as suas rotinas bem especificadas até ao dia em que acaba por ter uma ataque, que coloca em questão a sua saúde e começa a perceber que a sua vida está bem mais perto do fim.
Em termos de argumento é um filme com algum simbolismo por aquilo que na realidade significa em termos do peso da idade e o pensamento nesta faixa etaria. o filme consegue potenciar alguns momentos de dialogo nas sequencias do bar, no restante um filme mais simbolico do que excelente.
Na estreia como realizador Carrol Lynch aposta num filme simples, de caracteristicas obviamente indie, no interior americano. Consegue potenciar o maximo da personagem e isso deve ser louvado num realizador de estreia. Os meios também não seriam muitos mas o trabalho é interessante, para seguir o que vem de seguida.
Por fim no que diz respeito ao cast Dean Stanton tem um papel interessante principalmente o desgaste fisico da sua idade e a presença continua, o que é muito complicado para alguem com aquela idade. Eleva o filme para patamares mais elevados embora os alegados premios me pareçam mais uma recompensa post mortum do que outra coisa. O filme nao tem espaço para mais ninguem.

O melhor - A personagem Lucky

O pior - Ser um filme pequeno e normalmente de ritmo baixo.

Avaliação - B-

No comments: