Wednesday, January 10, 2018

Happy Death Day

Nos finais dos anos 90 foi muito comum o tipico filme de terror adolescente, usualmente criando uma serie de actores tipicos desta gama de filmes que foi colecionando sucessos comerciais. Com o passar do tempo o terror foi mudando para obras mais gráficas e adultas, parecendo que o genero juvenil tinha desaparecido. Contudo este halloween surgiu este particular dia de aniversario que junta o feitico do tempo com o Destino Final. AO contrario da maior parte dos filmes de adolescentes de terror as criticas nao foram muito nocivas para o filme com uma mediania com contronos positivos. COmercialmente num ano onde filmes com figuras de proa falharam podemos dizer facilmente que o filme conseguiu ter resultados bem consistentes.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo funciona bem mais como comedia, por algum insolito da repetiçao constante do filme e a curiosidade que isso provoca segmento a segmento, do que em terror, onde adopta um estilo demasiado ligeiro nunca assumindo de caras o genero. E isto acabou por ser o segredo para o filme funcionar moderadamente. Existe momentos onde parece que o filme se goza a si proprio e acaba por tornar o filme interessante objeto de entertenimento.
O probelma e que nos parece que seria facilmente conciliavel este estilo descontraido com um terror mais gráfico, mas de impacto por si so junto ao espetador. Neste particular o filme nao adquire qualquer tipo de força ou registo significativo muito por culpa de nao arriscar, sendo sempre um filme de adolescentes para adolescentes.
Mas numa epoca em que o terror parece ser sucessivamente igual, podemos dizer que este regresso a um passado pelo menos de sucesso comercial tem o seu significado e merece ser sublinhado. Um filme que acaba por ser facil de ver, curioso e com um twist final interessante fazem dele uma nova luz no cinema de terror para um estilo com pouco caminho mas pelo menos diferente do que tem sido feito.
A historia fala de uma arrogante estudante universitaria que vai repetindo o seu dia de aniversario no qual acaba sempre inevitavelmente por morrer, tentando descobrir dia apos dia na sua repetiçao quem e o autor de tal morte.
No argumento temos uma premissa que reune alguns filmes com referencias obvias, mas que acaba por ser curioso mais que consistente. O estilo ligeiro e com algum humor parece uma boa escolha de um filme com um twist interessante mas tambem com alguns cliches como a historia de amor.
Na realizaçao a cargo Christopher Landon argumentista mais conhecido do que realizador temos um trabalho simples, sem grande risco, o que nos parece curto num genero que nos ultimos tempos se foi tornando algo estetico.
No cast um conjunto de jovens quase desconhecidos encaixam bem num filme facil, onde a empatia com o publico parece mais facil de criar do que qualquer exigencia dos papeis.

O melhor - A forma como nao segue o que tem sido feito no terror.

O pior . Graficamente enquanto filme de terror nao existir

Avaliaçao  C+

No comments: