Friday, January 05, 2018

Mark Felt:The Man Who Brough Down the White House

Muitos ja foram os filmes ao longo dos anos que tentaram dar a sua versão daquilo que foi o caso Watergate. Este ano no filme biográfico sobre o delator do caso para os jornais, o investigador Mark Felt, pensou-se que seria o filme que iria mais a fundo na tematica. Contudo logo apos as primeiras visualizações percebeu-se que o filme era demasiado mediano para ter esse reconhecimento, tendo de imediato ficado fora da corrida na temporada de premios. Comercialmente e com o pouco impulso critico que acabou por ter, passeou sem grande visibilidade por poucos cinemas com resultados demasiado escassos.
Sobre o filme, podemos dizer que um filme sobre uma investigação e principalmente sobre relações priveligiadas entre policias e jornalistas, deveria ter o minimo de densidade para que seja mais que uma serie de lugares comuns. Pois bem o filme perde por ser demasiado direto ao ponto e com pouco trabalho quer na vertente jornalistica onde nunca detalha a forma como se obteve os dados relevantes, mas mais que isso esquece por completo o como chegaram à investigação, preocunpando-se mais numa caça à bruxas relativas ao "Bufo" da imprensa.
E parece-me que aqui o filme se torna demasiado redutor, demonstrando ter pouca informação para o filme. Mais quando acaba por criar uma segunda narrativa relativa ao desaparecimento da filha que também ela nunca acaba por ser trabalhada. Alias e no aspeto familiar e pessoal de Felt que o filme acaba por ser mais pobre, não em tempo de antena, já que acaba por ter, mas naquilo que transmite que é francamente pouco.
Contudo fica a homenagem a um homem de coragem, que mesmo contra todas as pressões assumiu o que para si seria melhor para o pais. Acaba por ser na forma como retrata uma pessoa de convicções fortes que o filme melhor funciona, bem como na caça ao delator. No restante ficamos com a impressão que o filme é demasiado simplista, o que não lhe dá a possibilidade de ter a dimensão que nos parece que o tema poderia exigir.
A historia fala-nos de Mark Felt, do seu envolvimento na investigação do caso Watergate e da forma como o mesmo durante todo o processo lidou com as presões superiores e a forma como se relacionou com a imprensa de forma a todo o processo ter implicações politicas.
O argumento parece-me curto para o que se propoem. Ficamos com a sensação que quer na investigação e na dinamica familiar de Felt o filme é pouco trabalhado. Acaba por ser melhor naquilo que é as influencias politicas no trabalho de investigação e na relação com a imprensa.
Na realização Landesman, já tinha feito Parkland um filme sobre as vivencias de uma outra situação historica na politica americana. Aqui tem uma realizaçao simples, aproveitando bem o cenario cinzento de Washington e uma boa conjugação com imagens reais, temos um filme bem realizado, sem grandes sublinhados. COntudo parece-me que a pouca dimensao do filme pode atrasar a forma como este realizador se vai assumindo em Hollywood.
No cast a escolha de Neeson deu a personagem a presença que ela necessitava, bem como a serenidade necessaria. COntudo parece-me que nesta altura o actor esta demasiado talhado para filmes de açao, perdendo registo dramatico que em momentos a personagem necessita. Bem melhor ainda que com pouco tempo de antena Diana Lane, no lado mais fervoroso da vida de Felt.

O melhor - A forma como o filme detalha as pressões politicas no trabalho de investigação

O pior - Alguns planos não serem sequer potenciados

Avaliação - C

No comments: