Wednesday, August 16, 2017

The Case for Christ

Nos ultimos anos o cinema cristão ou de inspiração relegiosa, tem sido algo extremamente presente seja em filmes de produçao mais elevada, sendo outros mais contextualizados temporalmente como na epoca da pascoa. Este foi a aposta crista para este ano, sob a forma do trabalho de campo de um jornalista apostado em tentar perceber a realidade sobre a ressurreição de cristo. Como muitos outros anteriormente a receção critica do filme foi moderada, mas mesmo assim ainda melhor do que a maioria dos filmes sobre a mesma tematica. Do ponto de vista comercial e com um publico alvo bem definido os resultados foram bem mais modestos, mas foi um filme que ganhou desde o momento em que conseguiu uma distribuição wide.
Sobre o filme, ao contrario da maioria dos filmes que acaba por ser uma debitação de frases feitas penso que este filme e ligeiramente mais corajoso na forma como tenta indicar uma investigação critica sobre a questao da ressurreiçao, esta abordagem mesmo sendo a mais corajosa que vimos em filmes deste ambito, nao e suficiente para nos levar para um cinema de qualidade razoavel, muito pelo contrário, o twist final da personagem e um desastre completo, sendo essa sequencia uma das que tinha que ser mais trabalhada no filme todo, e quando assim o é, o resultado final nunca pode ser positivo.
E na caracterizaçao e na unidimensionalidade das personagens que os filmes deste genero nao funcionam, pouco temos nelas para alem de um fundamentalismo que acaba por ser sempre negativo, e aqui ate nem temos propriamente um episodio negativo severo que faça as personagens mudar, temos apenas uma familia com forma de entendimento diferentes e a forma como a religiao potencia o amor. E nisso o alcance destes filmes principalmente na analise de um agnostico e claramente sofrivel. mesmo estando perante um filme sobre um jornalista reconhecido e premiado.
Por tudo isto penso que será um genero que cotinuará a brotar filmes, com os mesmos resultados modestos que este, que farão lembrar alguns actores de segunda linha com pouco trabalho, mas dificilmente pela sua basicidade de processos nunca vao resultar em grande obras de cinema.
O filme fala de um jornalista de investigaçao, que em face da dedicação da sua mulher a religião, contra o seu ateismo, tenta chegar a justificação cientifica da não ressurreiçao de deus, contudo as provas vão leva-lo precisamente ao contrario.
Em termos de argumento e um filme a todos os niveis pobre, principalmente nas personagens, pouco trabalhadas, e mais que isso pouto interessadas. mas o problema e o recheio de chavões religiosos que preenchem sempre estes filmes e que podemos sempre pensar que nada são do que doutrina pura.
James Gunn tem nos ultimos anos sido um realizador de serviço do genero, numa forma de carreira sem grande brilho, em filme pobres em termos produtivos, mas que acabam por ser simples nos procedimentos.
No cast dois actores que ja foram revelações mas que nunca conseguiram encontrar o seu verdadeiro espaço no cinema, desde logo VOgel, com um papel com uma caracterização fisica demasiado esteriotipada para a epoca, com poucos recursos dramaticos num filme que também nao os potencia, ao seu lado Christiensen que acaba por assinar a razão de não ter nunca sido uma primeira escolha


O melhor - Algum ponto da investigação

O pior - A doutrina que se tornam este tipo de filmes

Avaliação C-

No comments: