Friday, August 04, 2017

How to be a Latin Lover

Pela segunda vez em menos de cinco anos, uma das figuras mais carismáticas do cinema mexicano conseguiu com comedias familiares e ligação com crianças ganhar algum protagonismo nos EUA conseguindo mais uma vez interessantes resultados de bilheteira, principalmente tendo em conta que se trata de um filme parcialmente falado em espanhol, com uma distribuição reduzida. Em termos criticos parece-nos um filme despreocupado em avaliaçoes e mais pensado para o publico, dai que a mediania dos resultados acabe por ser satisfatoria para os interesses do filme.
Sobre o mesmo eu já anteriormente tinha sido adepto da simpicidade de Instructions Not Included o filme mais conhecido do protagonista e que se tornou um sucesso instantaneo nos EUA. Este parece-me um filme que segue a mesma base, de uma comedia familiar de costumes, que tem sempre o lado emocional na forma como a personagem adulta se vai relacionando com a mais pequena. E um filme recheado de cliches de filmes familiares, mas acaba por com alguma simplicidade funcionar junto do publico, pelo seu ritmo, pelo seu humor simples mas continuo, e acima de tudo pela sua satira exagerada.
Claro que não é um filme que nos faz pensar, ou um poço de originalidade, alias rapidamente quando nos dão as entrelinhas do filme sabemos perfeitamente como tudo vai correr de principio a fim, pensando que muito do que vamos ver já nos foi mostrado noutros contextos, mas mesmo assim o filme consegue sem nunca ser uma comedia de piadas super funcionais, ser um filme bem disposto, e com uma mensagem pelo menos no que diz respeito a relaçao entre familiares positiva.
Mas é obvio que não e um filme dificil de fazer, um filme que depende mais no carisma dos protagonistas do que no guião ou realização em si, um filme que tem como lado menos interessante o ser muito colado ao filme anterior do mesmo protagonista, principalmente a esta dimensão, acabando por ter nenhum risco, mas numa era em que a repetição de temas e frequente no cinema, nao e neste pequeno filme que podemos condenar a estrategia.
O filme fala de um gigolo apostado em ser rico nas relaçoes com idosas, que a determinada altura fica sem nada tendo de ir residir para a casa de uma imrã, mãe solteiro, começando ai a relacionar-se com um sobrinho menor, a quem tenta incutir os principios de macho latino.
Em termos de argumento e um filme com um humor simples, familiar, e mais que isso que combina a comedia mais fisica, ou mais satirica. Nao e um poço de originalidade, e torna-se algo previsivel no seu desenvolvimento, mas parece que isto é comum em filmes com objetivos mais curtos.
O filme marca a primeira grande aposta de Ken Marino como realizador, um trabalho simples, com cor, mas não é na realizaçao que o filme adota qualquer risco, com excepçao de alguns planos apostados em fazer funcionar o lado mais fisico da comedia.
No cast eu confeço que Derbez funciona muito bem neste registo dual, de pessoa egocentrica e posteriormente na proximidade com crianças, consegue bem esta dictomia, sendo tambem um actor com reconhecidas capacidades para o humor fisico, sendo uma boa escolha para o filme. Também Hayek esta em bom plano para as necessidades do filme


O melhor - A forma como o filme consegue de uma forma simples chegar ao publico.

O pior - Muito parecido com Instructions Not Included

Avaliação - C+

No comments: