Wednesday, August 23, 2017

Beatriz at Dinner

Por vezes em alguns festivais mais pequenos surgem alguns filmes que acabam por conseguir resultados criticos e comerciais bem melhores do que as expetativas iniciais. isso foi o que aconteceu com este pequeno filme, que empolgado por avaliações essencialmente positivas tornou-se numa das surpresas do cinema independente e um dos com melhores resultados em termos de bilheteira daqueles que nao conseguiram expansao wide.
Sobre o filme, muitas vezes a luta entre classe ou a dificuldade das classes sociais encaixarem umas nas outras nunca foi um terreno bem explorado em termos cinematograficos principalmente na dificuldade de abordar este mesmo assunto com realismo. POis bem este é um dos poucos filmes que consegue, com momentos de um realismo assustados que dá bem para vincar a diferença entre seres humanos marcados pelo grupo social onde estão inseridos. Mesmo sendo um filme lento e de curta duração tem alguns momentos de completo encaixe, como a dificuldade da personagem central se aproximar fisicamente do espaço dos outros, e da forma de verem as pequenas coisas da vida.
Se este aspeto é bem trabalhado em termos de intriga o filme poderia ser mais objetivo, ter mais conflito, colocar mais em causa as personagens, do que ser um precorrer onde sentimos sempre o sentimento de desconforto da personagem central durante toda a sequencia, mas na realidade esperamos sempre uma explosão que apenas sucede no final e numa vertente hipotetica. Alias o filme tem um paralelismo de realidades pouco explorado, e que poderia dar um valor mais artistico ao resultado final do filme.
Mesmo assim parece-me um filme independente com competência, principalmente na caracterizaçao social do grupo onde a personagem central cai de paraquedas, a forma como a cada momento o desconfornto é sentido, mesmo que por vezes com um fundamentalismo ideologico exagerado que penso que não seria necessario, pelo menos de uma forma tão vincada no filme, transmite na ideia do filme um realismo interessante e uma capacidade de nos fazer pensar na diferença entre pessoas.
A historia fala de uma massagista, que acaba por num trabalho na casa de um casal rico, ficar para jantar com um grupo de pessoas de um estrato social elevado, onde percebe que os seus fundamentos existenciais são bem diferentes no grupo de pessoas com quem vai privar naquele dia.
Em termos de argumento o filme aborda uma temática corajosa, na forma como não tem medo de colocar em causa os interesses dos grupos sociais mais elevados, no ponto de vista de uma personagem mais simplista. Em termos do argumento em si parece que por vezes o filme deveria potenciar mais a intriga, o que nem sempre o faz.
O Portoriquenho Miguel Arteta e um realizador ja com alguma experiencia quer no cinema quer na televisao de Hollywood, nunca tendo contudo conseguido se desligar da vertente mais tarefeira deste cinema. Aqui tem um filme mais vincado principalmente em termos de argumento ja que a abordagem do filme acaba por ser algo simplista, mas eficaz na forma como o filme quer transmitir as suas ideias.
No cast, a escolha de Hayek sem makeup é interessante, pois dá-nos uma vertente mais introvertida de uma actriz cuja carreira vincou o contrário. Nao sendo um papel de primeira linha, e uma personagem madura e bem interpretada que conjuga bem com a personagem de Lithgow, bem montada e que transmite ao espetador tudo que o filme quer lhe dar.

O melhor - O choque de classes

O pior - A curta intriga que o filme acaba por ter

Avaliação - C+

No comments: