Tuesday, August 08, 2017

Chuck

A vida dos boxeurs mais famosos do desporto já deu origem a diversos filmes, uns com clara definição de biografia, outros inspirados em vida real. O que poucos sabiam e que o filme mais conhecido sobre este desporto seria baseado na vida de um boxeur menos famoso, e que este filme aposta em fazer a sua real biografia. os resultados do filme foram positivos do ponto de vista critico pese embora não tenha sido um filme com ambiçao de premios quer maiores quer em pequenos festivais. Comercialmente a forma simples com que estreou acabou por não lhe potenciar grandes resultados.
SObre o filme, um dos problemas dos actuais filmes de boxe, é o numero elevado de filmes que pese embora nos tragam personagens diferentes do desporto, acabam sempre por ter vidas algos similares. Este nao é um filme que procura o desporto em si, mas mais a personagem, os seus conflitos, os seus defeitos, e se esta opção por um lado faz o filme mais real em termos de personagem, e mais humano, perde alguma da emoçao e espetacularidade que os combates e a incerteza nos mesmos acaba por dar em termos de dimensão do proprio filme.
Ou seja este é um filme de processos simples, baseado nas aventuras e desventuras da personagem, acaba por ter bons momentos principalmente na caracterizaçao da primeira relação de Chuck, os avanços e recuos da relação com a esposa, acaba por ser o lado mais bem trabalhado do filme, aliado a incapacidade da personagem lidar com a fama, atraindo o que de pior lhe trás. Contudo na fase final, e tendo em conta que a mulher da vida de Chuck acabou por ser Linda, tudo é demasiado rapido e pouco potenciado, para alguém que poderá ter significado o novo rumo da sua vida.
Ou seja um biopic de processamento simples, na maior parte do tempo um filme que acaba por se tornar algo previsivel, mas que tem bons momentos sustentado num plano real de uma personagem para além do desportista, bem interpretado e caracterizado, com o toque mais subtil e funcional de ser um filme dentro do filme, e normalmente isso tem sempre curiosidades interessantes.
A historia fala nos da vida de Chuck Wepner, a inspiração para a criação da personagem Rocky Balboa, passando pela sua vida pessoal, a forma como a sua carreira desportiva existiu e mais que isso a forma como lidou com o facto de ser a inspiração para o filme.
EM termos de argumento temos um filme com processos previsiveis, mais focado em elementos de vida do que o desporto, isto acaba por tornar o filme mais simples, mas mais emotivo, mais de relacionamentos pessoais. Aqui neste balanço nem sempre consegue ser equilibrado na gestao de tempo.
Na realizaçao o trabalho a cargo Phillipe Falardeau pode pecar por alguma simplicidade de processos, mesmo na sequencia de combate, uma abordagem tradicional, apostado em alguns momentos na caracterizaçao das personagens nunca é um filme muito visivel neste aspeto.
No cast Liev Schreiber tem um papel forte, fisico, com uma composição congruente e com algum grau de dificuldade. Podemos dizer que acaba com o passar do tempo por se tornar uma personagem algo repetitiva, mas é claramente o corpo central do filme, conseguindo apenas alguma sombra, numa personagem também interessante de Moss.

O melhor - Ir à vida mais que ao desportista

O pior - O desiquilibrio na gestao de tempo

Avaliação - C+

No comments: