Thursday, August 24, 2017

6 Days

Numa altura em que o terrorismo é cada vez mais tema do dia, e normal que os filmes sobre atentados terroristas ganhem algum atrito no que diz respeito a divulgaçao dos seus filmes. Este filme europeu, mais concretamente britanico acabou por ser arrasado pela critica com avaliaçoes essencialmente negativas, tendo estreado esta semana sem grande alarido nos EUA e com resultados tambem eles poucos interessantes.
Sobre o filme o que podemos dizer e que usualmente os filmes sobre terrorismo consegue chamar a si um climax emocional que pelo menos prende os espetadores ao ecra, e neste filme e tudo tao em lume brando que este objetivo essencial nunca e conseguido, tudo parece demasiado lento, sem chama, com dificuldades em criar intensidade quer na intriga quer nas sequencias de acçao, acabando por so conseguir alguns bons momentos o filme, para alem do relato de um acontecimento orignal, em alguns momentos de negociaçao, mas mesmo assim muito pouco quando comparado com outros filmes com o mesmo tipo de assunto.
Outro dos problemas claros do filme e a dificuldade que tem em assumir uma historia como central, ao tentar dividir a historia sob tres pontos de vista, acabam por duas delas quase nao existir, ou nao serem nunca trabalhadas para assumir essa postura, isso acaba por ser um erro claro do filme, nesse balanço e equilibrio narrativo que qualquer filme deve ter para funcionar.
Por tudo isto, num filme claramente menor tendo em conta o tema em questao e facil perceber que sera um filme pouco interessante, com pouco mediatismo, mas mais que isso um filme que perde por nunca ganhar dimensao produtiva nem de argumento, talvez por isso o pouco alarido a sua volta.
A historia segue a tomada da embaixada do Irao em Londres pelos terroristas e a forma como este acontecimento e visto, pelo negociador, por um membro da equipa de forças especiais que toma o espaço, e por uma jornalista que cobre o evento.
Em termos de argumento penso que vale pela historia que conta, ja que a forma como aborda a tematica nao me parece a mais conseguida desde logo na opçao pela versao tripartida do argumento, que me parece errada, tornando o filme demasiado lento, mas mais que isso sem qualquer ponta de intensidade.
A realizaçao a cargo de Toa Fraser um autentico desconhecido, que aqui nao chama a si muita atenção ja que nos parece um filme demasiado parado, que nao consegue chamar a si luz quer nas sequencias de acçao, nem em termos de produçao temporal, nao sera este filme que lançara o realizador para o sucesso.
No que diz respeito ao cast, nao me parece um filme de grandes exigencias, Bell tem o lado de açao, que me parece encaixar no seu estilo de realizador, Strong tem uma presença interessante para a personagem que contudo o argumento a torna demasiado monocordica, Cornish tem uma personagem inexistente no filme.

O melhor - A formula de contar um acontecimento do passado bem atual no significado

O pior - A incapacidade do filme tornar-se activo

Avaliação - C-

No comments: