Wednesday, January 11, 2017

Sold

Existem pequenas produtoras que em face de terem mais exigencias de resultados acabam por arriscar mais no tema. Se existe assunto claramente conhecido e pouco abordado pelo menos em filmes de uma primeira linha, é o tráfico de crianças para fins sexuais. Este acaba por ser um pequeno filme que assume essa temática, contudo com os resultados todos de filme pequeno, desde logo com uma mediania critica que não o tornou significativo, e comercialmente sem grandes figuras acaba por ser sempre dificil os resultados que foram quase inexistentes.
Sobre o filme, desde logo a opção pela zona da India e do nepal para este tipo de filme parece-me certeira, já que contextualiza o fenomeno que quer retratar onde o mesmo acaba por ser mais significativo, o problema e que para o filme ser mundial opta por ser falado em inglês por atores que se percebe que não estão na sua lingua de base, tirando força as interpretações que tinham em si muito da forma como o filme poderia e deveria funcionar. Este acaba por ser um dos problemas mais significativos do filme, e uma das suas maiores barreiras.
Do ponto de vista positivo o filme tem claramente o tema, e não ter medo em ser cru em algumas imagens, muitas vezes em filmes de maior estudio falta alguma coragem que o filme tem. Mesmo não sendo sequer um bom filme, tornando-se demasiado básico para criar uma narrativa que sustentasse o filme para alem de outros defeitos especificos, tem de se glorificar a coragem sobre aquilo que o filme significa, mesmo sendo um panfleto de algo que poderia ser mais maduro, mais denso e mais profundo.
Ou seja temos o tipico filme de domingo a tarde mas com um tema duro e claramente importante, os defeitos que o filme tem e sao muitos acabam por em momentos ser ultrapassados por aquilo que o filme está a descrever e quando assim o é, parece-me que devemos sempre sublinhar isto.
A historia fala de uma pre adolescente que com o objetivo de ter algum dinheiro acaba por embarcar numa aventura que a conduz até um bordel onde é vitima de diferentes tipos de abuso e tenta a todo o custo regressar a sua liberdade.
Em termos de argumento é importante salvaguardar que em termos de potencial e resultado o filme parece nunca conseguir aproveitar bem a dimensão do que está a contar, principalmente nos detalhes do argumento como construção das personagens e dialogos, contudo com um tema tão imponente consegue sempre captar o interesse do espetador.
O trabalho de Jeffrey D Brown um autentico desconhecido, vale pela contextualização espacial e pouco mais, o filme é sempre dificil em face do tema e da forma como se realiza sequencias de abuso a uma menor, mas aqui penso que o filme foi corajoso e passou com positiva. No restante falta mais alma de autor.
No cast a maior parte do cast sofre da dificuldade de interpretar fora da lingua mãe o que tira realismo, inclusivamente a protagonista. Do lado dos americanos mais conhecidos Andersson e Arquete tem papeis simples, com o objetivo de dar mais peso ao filme.

O melhor – O tema.

O pior – As interpretações espelham desconforto com a lingua inglesa em algumas personagens


Avaliação - C+

No comments: